A discussão sobre o que aconteceu em 1964, que faz aniversário hoje, varia muito. Dentro dos grupos de esquerda é unânime que foi ruim, mesmo que estejam apoiando a ditadura militar de Nicolás Maduro, dentro da direita a opinião diverge.
Do mesmo jeito que vemos opiniões de estrangeiros sobre o Brasil, que não fazem o menor sentido e baseadas apenas no que diz a imprensa deles, é difícil para gente dar uma opinião sensata sobre o que acontece em alguns países apenas com base no que diz a nossa imprensa, que não divulga nem a realidade do nosso país [apenas a realidade que os “patrocinadores” querem].
Então, por não termos vivido em 64, a maioria pelo menos, não podemos tecer críticas, positivas ou negativas, por isso é bom deixar que aqueles que já eram adultos na época o façam [é o mesmo que pessoas com menos de 40 anos, as vezes adolescentes, discutindo conosco sobre a época do plano real, quando já trabalhávamos, e que foi elogiado até mesmo por Lula, que recebeu o país já com seus benefícios, mesmo tendo também ainda muitos problemas].
Uma coisa é certa: podem ter acontecido boas coisas, como podem ter acontecido coisas ruins. Mas independente disso, os agentes da esquerda naquela época eramos os mesmo de hoje. Enquanto algumas pessoas, até despolitizadas, mas contrárias aos militares, que protestaram contra, voltaram à sua vida normal depois da “redemocratização”, outros continuaram, e continuam até hoje, gritando contra o país, se dizendo perseguidos, enquanto ao mesmo tempo se aproveitam da democracia para se eleger e roubarem a sociedade através de práticas de corrupção, provando que os crimes que cometeram naquela época também eram apenas crimes comuns.
Enfim, ditadura ou regime, contra ou favor, só quem fez parte ou viveu a época para contar o contexto que viveu. Que tal ouvir a imprensa (será que era séria aquela vez? a Globo, com Roberto Marinho, apoiou e se beneficiou, e hoje é uma das mais critica), e ouvir alguns dos grupos de guerrilha que atentava contra militares e civis? ouçam e leiam:
Leia Mais:
– Após dar prejuízo aos brasileiros Dilma quer que eles paguem R$ 11 mil à ela por mês
Gosta do conteúdo do O Divergente? Então curta nossa página e receba as novidades em primeira mão.
Discussão sobre esse artigo