Apesar de recente, já nos acostumamos com a atriz Lindainês Deterling na pele da nova Emília do programa “Picapau Amarelo”, mesmo antes de sua atuação nas telas. Desde criança, ela já era fã da personagem e “absorvia” sua personalidade através de sua empresa de entretenimento.
Emília, personagem fictícia do famoso “Sítio do Picapau Amarelo“, é curiosa, engraçada e bondosa, sempre disposta a ajudar seus amigos nas aventuras do sítio, ensinando valores de amizade, coragem e perseverança.
Essa personagem fundamental na história é apreciada por várias gerações de espectadores e foi criada pela Tia Nastácia para Narizinho, que pediu ajuda ao Dr. Caramujo para “dar-lhe vida”, o que foi feito com uma “pílula falante”.
Desde então, mais de 100 anos se passaram e ela não para de falar. Nesse período, inúmeras atrizes deram vida à Emília, incluindo:
Lindainês Deterling – Pica Pau Amarelo (SBT)
A atual “Emília” é uma empresária mineira do ramo de entretenimento que fornece pesonagens para eventos diversos, junto com outros atores, entre eles a própria Emília. Lindainês é muito requisitada por seus clientes para sempre esteja nas apresentações, já que ela assume tão bem a persolidade deles ao ponto de tirar lágrimas.
Débora Gomez – Especial Sítio do Picapau Amarelo SBT
Escalada para o especial em comemoração ao centenário do livro “A menina do narizinho arrebitado”
Tatyane Goulart – O Sítio do Picapau Amarelo
Em 2007 com a saída de Isabelle, Tatyane assumiu o papel de Emília mais em se tratando adaptações da personagem.
Isabelle Drummond – O Sítio do Picapau Amarelo
Emília volta a ser criança nessa versão dos personagens de Lobato, com Isabelle integrando o elenco da atração por seis anos consecutivos.
Baby Consuêlo – Pirlimpimpim
A contora Baby Consuelo deu vida a boneca em 1982, no especial Pirlimpimpim.
Suzana Abranches – O Sítio do Picapau Amarelo
A terceira atriz a interpretar Emília, ainda nos anos 70. Suzana voltou a vestir os trajes da Emília para apresentar as reprises da série na TV Educativa e na peça baseada no “Sítio” no Teatro Villa-Lobos.
Reny De Oliveira – O Sítio do Picapau Amarelo
Reny de Oliveira ficou com o papel da Boneca de Pano após a saíde Dirce Migliaccio, ma acabou desistindo da carreira artística ao ver que sua imagem estaria para sempre atrelada à personagem.
Dirce Migliaccio – O Sítio do Picapau Amarelo
Dirce foi a primeira Emília da adaptação mais conhecida do Sítio.
Leda Zepellin – O Sítio do Picapau Amarelo
Em 1973 Emília foi para as telas com Leda Zepellin.
Zodja Pereira – O Sítio do Picapau Amarelo
Pela TV Bandeirantes Zodja assume o papel em 1973.
Dulce Margarida – O Sítio do Picapau Amarelo
Dulce foi substituta de Lúcia Lambertini quando essa se casou e ficou grávida. Depois ficou definitivamente na série que era exibida para São Paulo, enquanto Lambertini assumia o papel de Emília no Rio de Janeiro.
Lúcia Lambertini – O Sítio do Picapau Amarelo
Em 1952, Lúcia esteve na primeira versão de Sítio do Picapau Amarelo para a TV de depois na versão de 1964 exibida pela TV Cultura.
Olga Maria – O Saci
A primeira a interpretar Emília, especificamente no filme “O Saci”, de 1951.