A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio do Grupo de Repressão a Estelionatos e outras Fraudes – GREF/DEIC, deu cumprimento, nesta terça-feira (07), a mandados de prisão preventiva, busca e apreensão e sequestro de bens, no município de Senador Canedo, em desfavor de indivíduo investigado pela prática de crimes de estelionato, falsificação de documento particular e falsidade ideológica, tendo gerado um prejuízo para a vítima, seu ex-sócio, na ordem de R$ 500 mil.
No início de 2022, a vítima e o investigado firmaram uma parceria empresarial, com a constituição de uma pessoa jurídica do ramo de transportes para a realização de fretes para empresas de grande porte. A vítima constituiria a empresa e entraria com o investimento financeiro e, do outro lado, o investigado ficaria encarregado de conseguir os contratos de frete no mercado, até pela experiência que tinha no ramo.
Como a empresa da vítima não possuía caminhões e motoristas, os fretes eram terceirizados, com pagamento antecipado, para depois receber os valores das empresas contratantes.
Ocorre que no período de fevereiro até julho/2022, o investigado simulou a maioria dos contratos de frete, falsificando documentos e assinaturas para, ao final, receber os valores supostamente contratados, visto que a vítima realizava o pagamento para a conta de terceiros, os supostos motoristas e proprietários dos caminhões, e esses repassavam o dinheiro para o investigado.
Após a conciliação financeira (entrada e saída de numerário) não fechar por vários meses, a trama criminosa veio à tona para a vítima. Na ocasião da busca domiciliar, foram localizadas munições de calibre 38, em desacordo com determinação legal, o que fez com que o investigado fosse autuado em flagrante pelo crime previsto no Art. 12, do Estatuto do Desarmamento.
As investigações continuam com o intuito de identificar a participação de outros envolvidos.
Fonte: PCGO