De acordo com o Centro Nacional de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), nesta quinta-feira, 2 de março, na previsão do tempo predomina chuvas moderadas a forte em algumas regiões do país.
Na Região Sudeste, São Paulo continua apresentando alta possibilidade de chuva no Litoral Norte do estado, com destaque para o município de São Sebastião. A previsão indica pancadas de chuva isoladas no decorrer desta quinta, associada aos elevados acumulados registrados nos últimos 10 dias, assim como os acumulados das últimas 24 horas, indicam a possibilidade de ocorrência de novos deslizamentos. Vale mencionar que não se trata de eventos generalizados nem com a mesma magnitude dos eventos anteriores. No Vale do Paraíba e no Litoral Sul de São Paulo, o alerta também é de possibilidade de pancadas de chuvas isoladas com intensidade de moderada a forte.
E no Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, Paraná, apresenta possibilidade de pancadas isoladas, especialmente no período da tarde, que podem ocasionar em deslizamentos de terra pontuais e induzidos nas áreas com suscetibilidade. Já nas bacias urbanas das mesorregiões Metropolitana de Curitiba, Vale do Itajaí e Norte Catarinense, a previsão é de chuva moderada a forte.
No levantamento do Cemaden é levando em consideração os cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.
Com o período de chuvas intenso prevalecendo em algumas regiões do país, os moradores de localidades que apresentam risco devem ficar atentos. A meteorologista do Inmet Jeane Lima dá algumas orientações. “A população deve ter atenção em casos de chuva com trovoadas e rajadas de vento para não se abrigar embaixo de árvores, não ficar próxima a torres de alta tensão e, se possível, desligar os aparelhos elétricos. Em qualquer um desses riscos, deve-se entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199”.
A defesa Civil de São Paulo mantém como opção de comunicação direta com a população, o aplicativo “Alerta SP”, com orientações sobre o que fazer antes, durante e depois do período de chuvas e também para demais tipos de desastres. Ainda é possível se cadastrar pelo SMS 40199 para receber os alertas do órgão.
Não há limite de locais cadastrados e o serviço é totalmente gratuito para a população. A partir da previsão de desastre, a população receberá um aviso contendo informações de risco e orientações para a autoproteção.
Outra recomendação é ficar atento aos alertas publicados no Twitter da Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr) e do Instituto Nacional de Meteorologia (@inmet_).
Fonte: Brasil61