Você conhece algum caso de criança que teve quadro de hepatite desconhecida e precisou fazer transplante de fígado? Essa hepatite recebe o nome de Hepatite Misteriosa. Neste episódio o Hepatologista Mário Pessoa fala mais sobre o assunto.
Uma forma de hepatite grave em crianças e adolescentes que se iniciou na Inglaterra tem alertado toda a comunidade médica pelo mundo. Esses casos devem ser identificados rapidamente, pois podem evoluir de forma rápida para a chamada hepatite fulminante, onde o paciente pode evoluir em algumas horas de uma forma assintomática, para o coma hepático.
No Brasil, a causa mais frequente de hepatite fulminante, é a hepatite aguda pelo vírus A, e por isso a vacinação para este vírus está incluída no calendário universal de vacinação para crianças entre um e cinco anos.
Até o momento, ainda não foi identificada a causa desse tipo de hepatite, mas o que se sabe, é que não é causada pelos vírus de hepatite denominados como hepatite A, B, C, D e E. Todos esses marcadores foram negativos nos casos relatados, e essas crianças eram previamente sadias, não tinham antecedentes de viagens a outros locais, possível contato com substâncias tóxicas para o fígado, contato com água ou alimentos possivelmente contaminados ou qualquer outro histórico importante para hepatite, pelo menos nos casos relatados no Reino Unido.
A maioria dos casos no Reino Unido ocorreram em crianças com menos de cinco anos de idade, uma população não vacinada para coronavírus, já que essa vacina não era aprovada em crianças desta idade. Dessa forma, a vacina para coronavírus não pode ser apontada como a possível causa para essa hepatite.
Um tipo de adenovírus (grupo de vírus que normalmente causam doenças respiratórias), foi encontrado na maioria dos casos na Inglaterra, mas esse vírus não costuma causar doenças graves em crianças sadias. Existe uma hipótese que elas tenham tido contato prévio com o coronavírus, fato que pode ter alterado a imunidade delas, e num contato com o adenovírus a doença evoluiu de forma grave. No momento, o sangue dessas crianças está sendo testado para anticorpos do coronavírus.
Outra possibilidade é que o adenovírus tenha sofrido uma mutação, assumindo um comportamento mais grave nesses casos. As autoridades sanitárias na Inglaterra e de outros países estão fazendo um enorme esforço na investigação das possíveis causas, inclusive um estudo detalhado dos fígados retirados nos casos que evoluíram com transplante.
Sintomas da hepatite misteriosa em crianças
- Enjoo
- Vômitos
- Dor na barriga
- Diarreia
- Cansaço
- Febre
- Pode apresentar também olhos amarelados
- Urina escura
- Fezes claras.
Não deixe de levar a criança para uma avaliação com um pediatra caso apresente algum desses sintomas.
Para saber mais, assista ao vídeo no canal Dr. Ajuda.
Fonte: Brasil61