Neste mês de março, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Valparaíso de Goiás, representada pela agente de polícia, psicóloga e psicanalista Eufrasia Campos, vem participando de eventos e palestras relacionadas à temática da violência doméstica e familiar contra a mulher. No dia 08 de março, foi realizada palestra na Faculdade Sena Aires (FACESA), em Valparaíso de Goiás, com o tema “violência doméstica pós-pandemia”, para alunos dos cursos de nutrição, enfermagem, fisioterapia, direito e tecnologia da informação. O público alcançado foi de aproximadamente 280 pessoas. Também no dia 8 de março, foi realizada palestra com o tema “violência contra a mulher e feminicídio”, para a comunidade do Jardim do Ingá, na Unidade Básica de Saúde IX. O público alcançado foi de cerca de 70 pessoas.
No dia 11 de março, sábado, foi realizada palestra para O Grupo de Escoteiros Mirins Tradicionais de Valparaíso de Goiás, com o tema “o ciclo da violência contra a mulher”. O público alcançado foi de aproximadamente 35 pessoas, entre crianças, adolescentes e monitores do grupo. Também no dia 11 de março, foi fechada parceria com farmácia local (Farmabela), para doação de pomada ginecológica (com retenção de receita) para mulheres financeiramente vulneráveis. Essa ação faz parte do projeto “Eu Me Importo!”.
No dia 12 de março, domingo, foi realizado evento de acolhimento e conversa sobre violência doméstica contra a mulher, juntamente com a distribuição de kits de higiene íntima para mulheres. A atividade de cidadania voltada ao público feminino ocorreu junto à comunidade do Jardim Céu Azul, em Valparaíso.
Tendo em vista a importância sobretudo preventiva desses eventos, estão previstas palestras e outras ações sociais e comunitárias para este mês de março. Além disso, a Deam de Valparaíso de Goiás está à disposição da comunidade local para participação em outros eventos semelhantes aos ora divulgados.
Fonte: PCGO