A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar), prendeu, na última sexta-feira, um idoso de 62 anos, após apresentar, quando intimado a comparecer na delegacia, um boletim de ocorrência falso de um roubo de carga de derivados de leite. Segundo consta, o motorista preso teria carregado na cidade de Bela Vista de Goiás e, posteriormente, simulado um roubo supostamente ocorrido em Codó/MA. Ao entrevistar o preso, a equipe ainda descobriu um outro falso registro feito por ele, na cidade de Jataí/GO, referente a carga de óleo vegetal.
Durante o depoimento, segundo a delegada Alessandra Batista, o motorista confessou que havia sido cooptado por um homem que transferiu para sua propriedade, o caminhão de marca Sinotruck 380, a fim de facilitar que o motorista pegasse cargas de interesse da quadrilha, através de aplicativo específico para fretes. O cooptador ainda alugava a carreta para fazer o transporte, mandando que o motorista, após carregamento, se dirigisse à cidade de interesse da quadrilha, onde permanecia em um hotel por dois dias, com a intenção de aparentar que estava em cativeiro.
Nesse período, outros integrantes da quadrilha levavam o caminhão e faziam o transbordo da carga. Dessa forma, o motorista nem sabia onde carga era deixada. O preso confessou, ainda, que já fez o mesmo crime outras vezes, para o mesmo cooptador. “Tem sido frequente esse modus operandi de transferir a propriedade para o motorista para a mais fácil prática do estelionato”, explica a delegada. As investigações continuam para identificação dos demais autores, em especial, dos receptadores das cargas mencionadas.
Fonte: PCGO