A primeira aplicação mundial minimiza as perdas de energia, aumenta as receitas e permite a integração na rede de mais energia solar e eólica para um futuro energético mais sustentável
A Hitachi Energy concluiu e entregou à VERBUND, o maior gerador de energia da Áustria, a primeira solução de conversor de frequência estático (SFC) do mundo a usar tecnologia modular multinível em uma aplicação de armazenamento hidrelétrico bombeado.
Esta inovação revolucionária permite à VERBUND otimizar o processo de armazenamento reversível em Malta Oberstufe, uma usina hidrelétrica reversível pertencente ao grupo de geradores de energia Malta-Reisseck da VERBUND, que possui uma potência total de turbina de 1.500 Megawatts.
A solução da Hitachi Energy permite que a usina de armazenamento reversível de 45 anos troque suas duas unidades de turbina-bomba da operação tradicional de velocidade fixa para a operação de velocidade variável de última geração. Em vez de funcionar constantemente na mesma velocidade, as turbinas das bombas ajustam sua velocidade automaticamente de acordo com as condições da rede e os níveis de água do reservatório. Isso melhora consideravelmente a eficiência do processo de armazenamento bombeado.
A solução permite que o operador da usina de Malta-Oberstufe participe ativamente do balanceamento da rede elétrica austríaca. Além disso, melhora a integração de mais energia verde, como a eólica e a solar, na rede europeia.
“Esta inovação tecnológica é o resultado de uma colaboração estreita e profunda com a VERBUND para melhorar o desempenho e prolongar a vida operacional de um de seus ativos mais importantes”, disse Marco Berardi, chefe do grupo de produtos globais Grid & Power Quality Solutions da Hitachi Energy. “Ao tornar a usina mais eficiente e estabilizar a rede elétrica, nossa tecnologia exclusiva e know-how de aplicação estão avançando o sistema de energia do mundo para ser mais sustentável, flexível e seguro.”
“As características que definem a solução da Hitachi Energy são suas baixas perdas, design modular robusto, requisitos de manutenção limitados e durabilidade”, disse Karl Zikulnig, chefe do Departamento de Engenharia Elétrica da VERBUND. “Sua redundância inerente também é fundamental – precisamos de confiabilidade e disponibilidade excepcionais, pois a usina fica inacessível durante as fortes nevascas do inverno.”
A Hitachi Energy vem inovando em soluções de conversores de frequência estáticos há mais de 40 anos. Os SFCs têm uma capacidade única de controlar tensão, frequência e fluxo de energia. Essa tecnologia os torna cruciais para várias aplicações de energia, particularmente ferrovias, interligações de rede, terra-navio e armazenamento hidrelétrico bombeado. Os SFCs são baseados nos semicondutores de energia de alto desempenho da Hitachi Energy, que são parte integrante de muitas tecnologias de energia da Hitachi Energy, incluindo corrente contínua de alta tensão (HVDC) e sistemas flexíveis de transmissão CA (FACTS).
O que é armazenamento hidrelétrico bombeado?
No armazenamento hidrelétrico bombeado, a água é bombeada de um reservatório para um segundo reservatório em uma elevação mais alta. Quando a rede elétrica requer mais energia, muitas vezes em horários de pico, a água é liberada do reservatório superior. Ele desce em velocidade até a usina de bombeamento, onde a força da água gira as turbinas e gera eletricidade, que é alimentada na rede. O processo é então repetido.