Um concerto sinfônico, que homenageia os 130 anos de morte do compositor russo Tchaikovsky, considerado um dos maiores gênios da música erudita, dará início à Série Celebrações 2023 do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira (20), às 12h, será realizado o primeiro concerto, abrindo o projeto Municipal ao Meio-Dia, com preços populares (R$ 2) e em horário alternativo. No sábado (22), o segundo concerto está programado para as 17h, dentro da programação normal do teatro. O patrocínio é da Petrobras. A classificação é livre.
O programa inclui o Concerto para violino em Ré Maior, Opus 35, e o Concerto para piano nº 1, em si bemol menor, Opus 23, que serão executados pela Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal (OSTM), tendo como solistas Ricardo Amado (violinista) e Alvaro Siviero (pianista). A regência será de Felipe Prazeres, maestro titular da OSTM.
“Tocar Tchaikovsky é sempre um prazer para quem escuta, para quem executa. É um prazer para quem vai fazer solo. Esses dois concertos que vamos abordar, tanto para violino quanto para piano, fazem parte da galeria dos grandes concertos para instrumento e orquestra. Eles já fazem parte do grande repertório sinfônico; são obras muito celebradas no Rio de Janeiro. Agora, a gente vai reviver esse momento com Tchaikovsky, no próximo sábado”, disse Prazeres à Agência Brasil.
nd-widget-wrapper context-cheio_8colunas type-image”