O percurso por algumas rodovias brasileiras ainda exige atenção redobrada dos motoristas. Desde a segunda-feira (1°) até o próximo sábado (6), quem for seguir viagem pelo Rio Grande do Sul vai encontrar obras em andamento nas BRs 116, 285, 290, 470 e 471. Elas passam por serviços de conservação, de roçada, revestimento de cal e recomposição do asfalto. E nesses caminhos alguns trechos operam no sistema Siga e Pare.
No Nordeste, a chuva voltou a castigar a cidade baiana de Alagoinhas. Mesmo depois de um fim de semana marcado por fortes chuvas na cidade, os motoristas que passam pelas rodovias não enfrentam dificuldades nas estradas. Marcos Aragão é locutor na Rádio Regional FM e explica que o trecho de acesso ao município não foi afetado. “As duas BRs que cruzam a nossa cidade são as BR 101 e a 324. Apesar das fortes chuvas, as duas BRs no trecho de Alagoinhas, [localizada] a 100 km de Salvador, não têm nenhuma interrupção. Daqui para Aracaju, o trânsito segue fluindo normalmente”.
No Rio Grande do Norte, a partir desta terça (2), quem for fizer o trajeto pelas pontes sobre o rio Fernando Pedroza e rio São Miguel, vai encontrar caminho parcialmente interditado, porém operando com sistema Siga e Pare nos Kms 161 e 166. No norte do país, no Amapá, os motoristas também reduzem a velocidade pela BR-156 devido às obras de revestimento de pavimentação. Em Minas Gerais, também, na BR-367, no trecho de Jequitinhonha. Já em Pernambuco, a BR-316 passou por manutenção e opera sem interdições.
De acordo com o Inmet, a partir desta terça (2), há previsão de chuvas fortes nas seguintes localidades: em parte de Manaus e no Pará; na Bahia chove na capital e também na região litorânea de Camaçari e de Ilhéus; no sul do Mato Grosso do Sul. No Paraná chove na região de Cascavel; no oeste de Santa Catarina. Chove em Chapecó (SC). No Rio Grande do Sul a previsão de chuva é na região de Passo Fundo e Erechim.
Vale lembrar que, mesmo durante período sem chuvas, o motorista deve permanecer atento ao volante, sinalizar intenção de ultrapassagem em locais permitidos, seguir viagem descansado e evitar o uso do celular.
Fonte: Brasil61