Dados mais recentes do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) estimam que a safra 2022/2023 no estado do Paraná será de 46,85 milhões de toneladas, em uma área de 10,84 milhões de hectares.
Os destaques de produção estão com a soja e o milho. Do total, 22,34 milhões de toneladas dizem respeito à soja apenas na primeira safra.
Para o agrônomo Charles Dayler, a tecnologia tem sido um dos grandes diferenciais para uma produção agrícola melhor.
“A gente tem que ver o seguinte: que apesar da questão do clima, o resultado foi positivo porque a gente vem observando nos últimos anos um grande avanço em termos de tecnologia de cultivo, seja por cultivares mais produtivas, melhoria na aplicação de fertilizantes, questão de boas práticas de uso de agrotóxicos e por aí vai. Tudo isso tem garantido uma produtividade maior nas lavouras agrícolas”, destacou Dayler.
Além do milho e da soja, há boas perspectivas também para a produção de cereais de inverno, que, somados, podem resultar em 5,5 milhões de toneladas. Já na produção de feijão estão previstas 553,5 milhões de toneladas, volume 1% menor do que na safra anterior, em uma área de 299,1 mil hectares, 12% menor.
Fonte: Brasil61