Minas Gerais deu início às obras de construção da unidade prisional masculina na cidade de Ubá, na Zona da Mata. As obras são vinculadas ao governo de Minas Gerais e do Departamento de Estradas de Rodagem e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança (Sejusp). A unidade prisional conta com 6 mil metros quadrados e 388 vagas em quatro blocos de vivência, celas coletivas e individuais, tendo banheiros e beliches, área de encontros íntimos e salas de aulas e de informática.
A diretora de obra de edificação e infraestrutura do DER-MG, Debora Dias do Carmo, explica a importância dessa obra que está em execução e que o objetivo é melhorar a segurança da população.
“É extremamente importante a obra para região uma vez que a melhorar a estrutura toda da cidade dando mais segurança para o município e região além da criação de empregos locais. Já foram investindo cerca de 22 milhões de reais para a obra, a obra conta com 90% de execução além disso será viabilizado um acesso para garantir maior segurança e mobilidade ao entorno. Essa segunda etapa prevê um investimento inicial de 2,3 milhões e previsão de conclusão do empreendimento como um todo no primeiro semestre de 2024,” pontua.
As obras começaram em junho de 2015 e passaram por várias paralisações, até serem retomadas no mês de maio do ano de 2019. Nesta primeira etapa, concluída no ano de 2022, foi de 90% das obras concluídas com investimento de 22,3 milhões.
De acordo com o Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal e do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), serão investidos 2,3 milhões de reais em recursos para o Estado de Minas Gerais. A previsão para a conclusão da obra é para o primeiro semestre de 2024.
Fonte: Brasil61