Reconhecida por sua trajetória de dez anos, três álbuns lançados e uma coleção de diferentes prêmios ao longo da carreira, a banda Xaxado Novo se reinventa em seu mais recente registro de estúdio, “Xaxado Beat”. Neste trabalho, o grupo mantém suas raízes no forró, mas introduz uma roupagem inovadora, incorporando elementos eletrônicos em ritmos como o baião e xote. O repertório de oito faixas celebra a liberdade, a festividade e os bailes, abordando questões sociais com um tom crítico, sem perder a leveza e o romantismo. O disco é uma indicação para aqueles que gostam de nomes como BaianaSystem, Nação Zumbi, Gilberto Gil, Mariana Aydar e BRAZA.
Uma das novidades marcantes do projeto é a nova formação. Xaxado Novo agora é Vanille Goovaerts (rabeca), Davi Freitas (vocais e triângulo), Bruno Duarte (zabumba, percussão e SPD-S), Eliezer Tristão (sousafone) e Ricardo Barros (guitarra).
O visual do grupo, arrematando o caráter pop que os artistas querem expressar para essa etapa da carreira, é mais próximo da estética urbana paulistana.
Nas participações especiais, Samuel Samuca, vocalista da banda Samuca e a Selva, na música “Flor de Caliandra”, e Adiel Luna na faixa “Xenhenhem”. A canção “Forró Estalado” apresenta um feat com Tanaka do Pife e ANNÁ, que também colabora em “Canto do Norte”.
O projeto, lançado pelo selo Relva Music Label e Ingroove, busca trazer uma abordagem mais moderna ao forró, atraindo um público mais amplo, além dos tradicionais amantes do gênero.