Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
O DivergenteO Divergente
  • Mundo
    • Cotidiano
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Entretenimento
    • Pessoas
    • Música
    • Cinema
    • Gastronomia
    • Séries
    • Cultura
    • Internet
    • Moda
    • Televisão
  • Artigos
Lendo: Revogação dos decretos de saneamento preserva metas de universalização até 2033
Compartilhar
A|a
A|a
O DivergenteO Divergente
  • Pessoas
  • Cinema
  • Cultura
  • Internet
  • Moda
  • Música
  • Séries
  • Televisão
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Expediente
Siga-nos
Cotidiano

Revogação dos decretos de saneamento preserva metas de universalização até 2033

Last updated: 2023/07/14 at 10:20 AM
O Divergente Published julho 14, 2023
Compartilhar
COMPARTILHAR

Com a revogação por parte do governo federal dos decretos de regulamentação do Marco Legal do Saneamento, a presidente executiva do Trata Brasil, Luana Pretto, acredita que a implementação das metas para a universalizar os serviços até 2033 deve sair do papel. Na avaliação dela, a nova legislação garante a infraestrutura necessária que servirá como base para o desenvolvimento do país.

“O Marco Legal trouxe uma mudança muito importante com o estabelecimento de metas pra garantir a universalização até 2033 e, também, maior segurança jurídica com a edição de normas de referência de uma agência reguladora nacional. E maior concorrência porque estabeleceu que, findando os contratos de programas, fazia-se necessária a realização de novas licitações, em que a concorrência seria estabelecida tanto para empresas públicas quanto para empresas privadas. Sempre na busca por maiores investimentos e maior eficiência na prestação de serviços”, pontua.

Luana Pretto reforça ainda que o saneamento básico é questão de saúde pública e um importante de indicador de qualidade de vida das famílias brasileiras. “Ele traz a condição de saúde e higiene para as pessoas, diminui o número de doenças as quais estão expostas. Consequentemente, existe uma menor evasão escolar, uma maior escolaridade, uma maior possibilidade de ascensão social futura, além da possibilidade de geração de renda para as famílias e para o futuro das crianças”, elenca.

- Publicidade -

Prestes a completar três anos desde que foi sancionado em 2020, o Marco Legal do Saneamento Básico determina a realização de licitações para contratação de companhias de água e esgoto. A iniciativa privada também pode disputar as concorrências em igualdade de condições com as empresas estatais. Para a presidente executiva do Trata Brasil, é relevante manter a concorrência para mais investimento e mais qualidade nos serviços prestados à população. “A retirada da possibilidade de prestação direta das regiões metropolitanas é um ponto que feria a essência do Marco Legal do Saneamento Básico, pois permitia que se pudesse ter a prestação direta sem a realização de licitação. E é justamente a concorrência o cerne do Marco Legal”, menciona Luana Pretto sobre as regras que haviam sido editadas pelo presidente Lula em abril e que foram revogadas após acordo com o Congresso Nacional.

Em maio, a Câmara dos Deputados aprovou a derrubada dos dispositivos modificados pelo governo federal. No Senado, a análise foi retirada de pauta a pedido do líder do governo, senador Jacques Wagner (PT-BA), com a promessa de um novo decreto que não desidrate o Marco Legal do Saneamento, nem ultrapasse competências do Legislativo. Segundo o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), signatário da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Básico, nenhum decreto do governo federal pode retroceder alterações aprovadas pelo Congresso. “A intenção é sempre respeitar o direito de regulamentar e implantar do Executivo, mas não permitir que venha uma regulamentação que burle o espírito da lei. O espírito da lei é concorrência, concessões para termos mais investimentos neste setor”, defende.

Jardim lembra que o marco regulatório pretende resolver o atraso de um setor indispensável no Brasil. “De todas as questões de infraestrutura, não há dúvidas de que é neste seguimento que estamos mais atrasados. Nós temos desafios no setor de transporte, de habitação, mas o setor de saneamento, água que não seja de qualidade, esgoto que seja lançado sem ser tratado, isso tem uma incidência direta na expectativa de vida. E é causa de morte de crianças no seu início de vida por conta de todas as doenças que isso acarreta. Portanto, é estratégico falar de saneamento”, ressalta.

Fonte: Brasil61

O Divergente julho 14, 2023
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Print
Artigo anterior Roraima possuía 41 obras paradas no período de 2012 a 2022
Próximo artigo IPEA: Reforma tributária pode acrescentar 2,39% ao PIB do Brasil até 2032
Deixe um comentário Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Política

Projeto com regras para o funcionamento de farmácias em supermercados vai à sanção presidencial
Projeto com regras para o funcionamento de farmácias em supermercados vai à sanção presidencial
Ressarcimento para o produtor rural por perdas com falta de luz vai à CCJ da Câmara
Ressarcimento para o produtor rural por perdas com falta de luz vai à CCJ da Câmara
Após semana intensa, Congresso deve focar na garantia de direitos femininos
Após semana intensa, Congresso deve focar na garantia de direitos femininos
Fim da escala 6×1 em debate no Congresso acende alerta no setor produtivo; deputado da BA vê possibilidade de “meio-termo”
Fim da escala 6×1 em debate no Congresso acende alerta no setor produtivo; deputado da BA vê possibilidade de “meio-termo”
Deputado do ES critica foco no fim da escala 6×1 e defende aumento da renda dos trabalhadores
Deputado do ES critica foco no fim da escala 6×1 e defende aumento da renda dos trabalhadores

Recentes

PREVISÃO DO TEMPO: chuvas e trovoadas para a Região Sul nesta quinta-feira (12)
PREVISÃO DO TEMPO: chuvas e trovoadas para a Região Sul nesta quinta-feira (12)
PREVISÃO DO TEMPO: quinta-feira (12) de muitas chuvas e trovoadas no Centro-Oeste
PREVISÃO DO TEMPO: quinta-feira (12) de muitas chuvas e trovoadas no Centro-Oeste
PREVISÃO DO TEMPO: quinta-feira (12) de chuvas e trovoadas no Sudeste
PREVISÃO DO TEMPO: quinta-feira (12) de chuvas e trovoadas no Sudeste
PREVISÃO DO TEMPO: quinta-feira (12) de muitas chuvas e trovoadas no Norte
PREVISÃO DO TEMPO: quinta-feira (12) de muitas chuvas e trovoadas no Norte
PREVISÃO DO TEMPO: muitas chuvas no interior e no litoral leste nesta quinta-feira (12) no Nordeste
PREVISÃO DO TEMPO: muitas chuvas no interior e no litoral leste nesta quinta-feira (12) no Nordeste

© 2016 O Divergente - Notícias entretenimento e atualidades do Brasil e do Mundo- Todos os direitos reservados

  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Expediente

Removido da lista de leitura

Desfazer
Bem vindo de volta!

Entre na sua conta

Perdeu sua senha?