Com o avanço da obra e a conclusão de 9 das 16 pontes da PA-256, a construção da ponte sobre o rio Alto Acará, no Pará, já alcançou 70% de sua conclusão e tem previsão para ser finalizada ainda em 2023.
A ponte sobre o rio Alto Acará, na rodovia PA-256, está localizada entre as comunidades de Forquilha, no município do Acará, e Vila Palmares, em Tailândia, na região de integração do Tocantins.
O secretário de Estado de Transportes (Setran), Adler Silveira, afirma que essa é uma obra muito importante para a região e que cinco municípios serão beneficiados.
“Essa obra é uma obra muito importante para o estado. É uma obra de uma rodovia da PA-256 de mais de 150 km de extensão, saindo do município de Paragominas (que é a região do Capim), chegando até a Tailândia na PA-150 na região de Alto Acará. Nós vamos além de beneficiar o município de Paragominas, nós vamos passar pelo município de Ipixuna do Pará, pelo município do Acará, pelo município de Tomé-Açu, chegando ao município de Tailândia. Então nós estamos falando de cinco municípios que vão ser beneficiados encurtando as distâncias”, afirmou.
A nova ponte possui 280 metros de extensão. Está incluída no projeto estrutural a construção de mais 17 pontes de porte menor na PA-256 e ainda a pavimentação de 150 quilômetros da via, interligando a região do Capim (Paragominas) ao Acará (Tailândia), integrando a rodovia à Alça Viária, que dá acesso ao porto de Vila do Conde em Barcarena.
Silveira ainda explica que a obra é estratégica, já que é uma região muito rica e que possui rotas de produção.
“Essa é uma obra estratégica para que a gente possa encurtar a distância do escoamento de produção dessa região. Essa região é muito rica na pecuária e na mineração em Paragominas e Ipixuna. Uma região muito rica na produção de óleo de palma na região de Tailândia, Acará e uma região muito rica de fruticultura na região de Tomé-Açu. Então são rotas de produção que ocorrem ao longo dessa PA, desse trecho que vai beneficiar o escoamento da produção reduzindo o tempo de deslocamento desse eixo produtivo até o porto de Vila do Conde, bem como desafogando o tráfego na BR”, explicou.
Até o momento, toda a infraestrutura e a mesoestrutura já foram concluídas. E outra frente das obras avança na execução dos serviços de proteção dos pilares com a construção do vão de navegação adequado para evitar choques de embarcações — e no encabeçamento da ponte. Também já foi iniciada a instalação das vigas pré-moldadas do tabuleiro.
Fonte: Brasil61