Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
O DivergenteO Divergente
  • Mundo
    • Cotidiano
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Entretenimento
    • Pessoas
    • Música
    • Cinema
    • Gastronomia
    • Séries
    • Cultura
    • Internet
    • Moda
    • Televisão
  • Artigos
Lendo: Prêmio Sérgio Mamberti: inscrições para categoria Culturas Populares e Tradicionais entram na reta final
Compartilhar
A|a
A|a
O DivergenteO Divergente
  • Pessoas
  • Cinema
  • Cultura
  • Internet
  • Moda
  • Música
  • Séries
  • Televisão
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Expediente
Siga-nos
Cotidiano

Prêmio Sérgio Mamberti: inscrições para categoria Culturas Populares e Tradicionais entram na reta final

Last updated: 2023/09/28 at 1:20 PM
O Divergente Published setembro 28, 2023
Compartilhar
COMPARTILHAR

O prêmio Culturas Populares e Tradicionais – Mestre Lucindo, do Ministério da Cultura, vai fazer um justo reconhecimento a atuação de mestres e mestras dos saberes e fazeres, de grupos, de coletivos e de instituições culturais que se expressam através de diversas linguagens artísticas, ritos sagrados e festas comunitárias. A iniciativa está prevista no edital de premiação Cultura Viva – Sérgio Mamberti, que está investindo R $33 milhões em premiações para diversas iniciativas culturais em todo o Brasil.

A premiação nessa modalidade é destinada a três categorias: a mestras e mestres; a instituições privadas sem fins lucrativos com CNPJ e a grupos e coletivos culturais sem CNPJ. cada uma das iniciativas selecionadas será contemplada com o valor de R $30 mil reais.

Para os mestres e mestras das culturas populares, o edital prevê a premiação de 251 iniciativas culturais já desenvolvidas nas comunidades onde eles atuam.

- Publicidade -

A categoria destinada a instituições privadas sem fins lucrativos com CNPJ contemplará 51 iniciativas culturais que atuam na promoção e na preservação das culturas populares e tradicionais.

Já na categoria destinada aos grupos e coletivos culturais sem CNPJ, o edital prevê a distribuição de mais 51 prêmios para iniciativas culturais já desenvolvidas por grupos e coletivos culturais formados por lideranças e membros da comunidade que atuam e que desenvolvem trabalhos para preservar as culturas populares e tradicionais, mas não possuem registro oficial no cadastro nacional de pessoa jurídica – CNPJ.

Os interessados têm até o dia 2 de outubro para se inscrever no site mapas.cultura.gov.br ou por via postal.

O diretor de promoção das culturas populares da secretaria de cidadania e diversidade cultural do ministério da cultura, Sebastião Soares, explica mais sobre a importância do prêmio para essas comunidades. “O prêmio Mestre Lucindo das culturas populares e tradicionais é de extrema relevância e imprescindível para a promoção, a valorização e a proteção de mestres e mestras das culturas tradicionais e populares de todo o território nacional. É também imperiosa essa ação para o fortalecimento das culturas populares e tradicionais em todo território nacional para que assim tenhamos uma política nacional para mestres e mestras, mas também para expressões e as manifestações culturais em todo o Brasil. Portanto, é de extrema necessidade este prêmio nesta ocasião, dado a retomada das políticas culturais do brasil, portanto, a ideia de reconstruir a base comunitária a partir das culturas populares e tradicionais dado que isto pode nos representar como sendo o dna da sociedade brasileira”.

Sebastião Soares lembra ainda que o prêmio culturas populares e tradicionais – Mestre Lucindo quer reconhecer, valorizar e mostrar a atuação de mestres e mestras dos saberes e fazeres, grupos, coletivos e instituições culturais que se expressam através de diversas linguagens artísticas, ritos sagrados e festas comunitárias.

Quer saber mais sobre o homenageado dessa premiação?

Luiz Rebelo da Costa, conhecido como Mestre Lucindo, foi uma figura icônica da cultura musical paraense, nascido em 3 de março de 1908 e falecido em 1988, o mestre deixou um legado duradouro na rica tradição cultural da região.

Originário de Água Boa, às margens do Rio Cajutuba, parte da cidade de Marapanim, ele se destacou como pescador, autodidata, compositor e rezador de ladainha em latim, ele se tornou uma voz proeminente no frenético ritmo amazônico, o carimbó. Apesar de permanecer desconhecido por 80 anos, como muitos mestres da cultura popular, ele foi o primeiro a gravar um disco de vinil como líder do grupo de carimbó: “os canarinhos”.

Fique atento a todas as regras previstas no edital no sistema mapa da cultura e participe.

O prêmio Diversidade Cultura do edital Cultura Viva – Sérgio Mamberti é uma realização do Ministério da Cultura por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC).

Fonte: Brasil61

O Divergente setembro 28, 2023
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Print
Artigo anterior Mega-Sena sorteia nesta quinta prêmio acumulado em R$ 5,2 milhões
Próximo artigo Preço do café arábica tem aumento nesta quinta-feira (28)
Deixe um comentário Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Política

Projeto com regras para o funcionamento de farmácias em supermercados vai à sanção presidencial
Projeto com regras para o funcionamento de farmácias em supermercados vai à sanção presidencial
Ressarcimento para o produtor rural por perdas com falta de luz vai à CCJ da Câmara
Ressarcimento para o produtor rural por perdas com falta de luz vai à CCJ da Câmara
Após semana intensa, Congresso deve focar na garantia de direitos femininos
Após semana intensa, Congresso deve focar na garantia de direitos femininos
Fim da escala 6×1 em debate no Congresso acende alerta no setor produtivo; deputado da BA vê possibilidade de “meio-termo”
Fim da escala 6×1 em debate no Congresso acende alerta no setor produtivo; deputado da BA vê possibilidade de “meio-termo”
Deputado do ES critica foco no fim da escala 6×1 e defende aumento da renda dos trabalhadores
Deputado do ES critica foco no fim da escala 6×1 e defende aumento da renda dos trabalhadores

Recentes

Altas temperaturas e chuvas escassas e irregulares prejudicam lavouras em MS
Altas temperaturas e chuvas escassas e irregulares prejudicam lavouras em MS
Brasil registra primeiro caso de sarampo em 2026
Brasil registra primeiro caso de sarampo em 2026
Musa do Atlético-MG, Alicya Ribeiro, promete “Lista do Terror” com jogadores do Cruzeiro após confusão em clássico
Musa do Atlético-MG, Alicya Ribeiro, promete “Lista do Terror” com jogadores do Cruzeiro após confusão em clássico
De paty do Leblon para fazer sucesso no conteúdo adulto, conheça Babi Nunes, a ‘Devil Geek’
De paty do Leblon para fazer sucesso no conteúdo adulto, conheça Babi Nunes, a ‘Devil Geek’
Festival Ressonância: Olinda recebe música percussiva de todo o mundo
Festival Ressonância: Olinda recebe música percussiva de todo o mundo

© 2016 O Divergente - Notícias entretenimento e atualidades do Brasil e do Mundo- Todos os direitos reservados

  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Expediente

Removido da lista de leitura

Desfazer
Bem vindo de volta!

Entre na sua conta

Perdeu sua senha?