Segundo o Índice de Preços de Cesta de Materiais Críticos do Project Blue, que rastreia os preços de 30 materiais críticos diferentes, bem como analisa cestas de preços de materiais críticos para os principais setores de transição energética, os preços dos materiais críticos caíram em média 14% desde os seus picos mais recentes, em fevereiro de 2023. Isso é explicado em grande parte num contexto de perspectivas incertas de procura na maioria das cadeias de abastecimento. A incerteza geopolítica e as elevadas taxas de juro nos mercados ocidentais para combater a inflação parecem destinadas a permanecer por algum tempo, mas será que as perspectivas de procura começarão a melhorar e a aumentar os preços à medida que avançamos para 2024?
Todos os índices críticos de preços de materiais atingiram máximas recentes no início de 2023, antes de caírem, em grande parte devido a perspectivas de demandas reprimidas para os principais setores de utilização final. A demanda chinesa, em particular, foi difícil de acompanhar e prever durante a primeira parte de 2023, devido à incerteza sobre a forma como a economia cresceria após os efeitos provocados pela COVID-19, ao mesmo tempo em que tratava as questões enfrentadas pelos setores imobiliário e de construção no país. Esta incerteza, juntamente com a política monetária anti-inflacionária nos mercados ocidentais, resultou num sentimento fraco na maioria dos principais setores de demanda. No segundo semestre de 2023, os preços dos materiais críticos estabilizaram e permaneceram relativamente estáveis durante o último trimestre. As perspectivas de crescimento começaram a melhorar com o aumento do crescimento do PIB do terceiro trimestre, de 4,9%, nos Estados Unidos, enquanto o FMI melhorou recentemente as expectativas de crescimento do PIB da China para 2023, de 5,0% para 5,4%.
As vendas de baterias para veículos elétricos, como carros e caminhões leves, atingiram um novo pico mensal de pouco mais de 2 milhões em setembro, crescimento anual de 27,8%. Embora as vendas de janeiro tenham sido impactadas pelo fim de alguns dos principais subsídios locais para veículos elétricos e pelo ano novo lunar na China, as vendas dos últimos oito meses mostram uma retomada do crescimento. Em setembro de 2023, as vendas de EVs híbridos plug-in e baterias aumentaram cerca de 26% em relação ao ano anterior. Também houve crescimento significativo nas vendas de híbridos (36%) e híbridos leves (26%). As vendas de veículos elétricos na China representaram 65% das vendas globais em setembro de 2023, enquanto as vendas europeias representaram 20% e os Estados Unidos, 10%.
Fonte: Brasil61