A segunda-feira (5) começa com muitas nuvens e possibilidade de chuvas em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. Em Mato Grosso, a previsão é de pancadas de chuva no norte do estado. Nos períodos da tarde e da noite, muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas são esperadas em toda a região Centro-Oeste do país. É o que explica a meteorologista do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, Dayse Moraes.
“A região Centro-Oeste segue com chuva, principalmente entre Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Deve seguir ainda com pancadas de chuva que podem ser pontualmente fortes acompanhadas de raios e rajadas de vento, não se descartando”, afirma.
O dia começa com aviso de perigo potencial. Apesar do risco ser baixo, as chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) podem causar risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Segundo o Inmet, o alerta vale para toda a região Centro-Oeste. Dayse Moraes comenta a previsão para o resto da semana.
“Por conta do calor, da alta umidade e ao longo da semana também segue com esse mesmo padrão, com essas chuvas, apesar de pontualmente fortes, não se descarta que em alguma área possa ter uma chuva mais volumosa e causar alguns transtornos para a população”, pontua.
Temperatura
A estação mais quente do ano, o verão, mantém o calor na região Centro-Oeste do país. A mínima prevista é de 19º em Brasília e a máxima pode chegar a 35º no município de Poconé, em Mato Grosso.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).