A segunda-feira (5) começa com muitas nuvens em todo o Nordeste do país. A previsão é de chuvas isoladas no litoral nordestino, entre Mucuri, na Bahia, e Natal, no Rio Grande do Norte, além do oeste baiano, parte do sudoeste, centro-norte e norte do Piauí e em quase todo o estado do Maranhão. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Nos períodos da tarde e noite, o céu fica nublado em toda a região Nordeste, com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas no oeste e centro maranhense. Chuvas também na capital, São Luís, em todo o Piauí e no oeste da Bahia. Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará permanecem com muitas nuvens, como explica a meteorologista do Inmet Dayse Moraes.
“Entre Maranhão e Piauí devem ocorrer algumas pancadas de chuva no período da tarde e noite. E no litoral da região, as chuvas mais passageiras no começo da manhã, final da noite. Não se descarta em todo o litoral da região Nordeste. Já no interior da região Nordeste, a gente tem um tempo mais aberto com poucas chances de chuva, o tempo mais quente e seco no interior da região Nordeste”, afirma.
De acordo com o Inmet, as chuvas podem ser pontualmente fortes na região, causadas pela Zona de Convergência Intertropical — um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva em parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Dayse Moraes comenta a previsão para o resto da semana.
“Ao longo da semana deve se manter com chuvas mais volumosas entre Maranhão e Piauí e chuvas mais passageiras no litoral da região Nordeste e no interior da região com as temperaturas mais elevadas e poucas chances de chuvas”, pontua.
Avisos Meteorológicos
A segunda-feira (5) começa com aviso de perigo potencial. Apesar do risco ser baixo, a chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) podem causar risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Segundo o Inmet, o alerta vale para o Maranhão, Piauí e oeste da Bahia e parte do Ceará
Temperatura
A estação mais quente do ano, o verão, mantém o Nordeste do país com intenso calor. A mínima prevista é de 22º em Alto Parnaíba (MA) e a máxima pode chegar a 38º em Sobral (CE).