Nesta sexta-feira (15), o dia começa ensolarado no Paraná. Muitas nuvens em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul pela manhã. Pode chover no sudeste e sudoeste gaúcho.
Durante a tarde e a noite, o céu de todo o Sul fica coberto por nuvens. Pancadas de chuva, com chance de trovoadas, nas microrregiões catarinenses São Miguel do Oeste e Chapecó, e no Rio Grande do Sul, exceto na região metropolitana de Porto Alegre e nordeste gaúcho.
O Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, emitiu um alerta para onda de calor válida para o Paraná e Santa Catarina. A temperatura fica 5ºC acima da média até o dia 16 de março em municípios como Joaquim Távora (PR), Pitanga (PR), Chapecó (SC) e Concórdia (SC).
Alguns cuidados indicados pelo Ministério da Saúde são:
- Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;
- Faça refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes.
- Abra as janelas durante a noite;
- Busque ajuda se sentir tonturas, fraqueza, ansiedade ou tiver sede intensa e dor de cabeça.
Para o Rio Grande do Sul, há um alerta para tempestades, com chuva entre 50 e 100 mm por dia, acompanhada de ventos intensos e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
A temperatura mínima fica em torno de 18°C, em Lages, em Santa Catarina, e a máxima prevista é de 38ºC, em Boa Vista da Aparecida, no Paraná. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 100%.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia e Ministério da Saúde.
Fonte: Brasil61