Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
O DivergenteO Divergente
  • Mundo
    • Cotidiano
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Entretenimento
    • Pessoas
    • Música
    • Cinema
    • Gastronomia
    • Séries
    • Cultura
    • Internet
    • Moda
    • Televisão
  • Artigos
Lendo: PÉ-DE-MEIA: estudantes nascidos entre setembro e outubro recebem benefício nesta terça-feira (2)
Compartilhar
A|a
A|a
O DivergenteO Divergente
  • Pessoas
  • Cinema
  • Cultura
  • Internet
  • Moda
  • Música
  • Séries
  • Televisão
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Expediente
Siga-nos
Mundo

PÉ-DE-MEIA: estudantes nascidos entre setembro e outubro recebem benefício nesta terça-feira (2)

Last updated: 2024/04/02 at 5:09 AM
O Divergente Published abril 2, 2024
Compartilhar
COMPARTILHAR

Os alunos que estão cursando o ensino médio da rede pública nascidos em setembro ou outubro recebem nesta terça-feira (2) R$ 200 referentes ao Incentivo-Matrícula do programa Pé-de-Meia. O valor será depositado na conta digital aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal. O beneficiário menor de idade deve ficar atento. Ele precisará da autorização do responsável legal para movimentar a conta. O consentimento pode ser feito em uma agência da Caixa ou pelo aplicativo Caixa Tem. Os alunos com 18 anos ou mais já podem utilizar o valor recebido.

O Ministério da Educação (MEC) iniciou o pagamento do incentivo na terça-feira, 26 de março, para os estudantes que nasceram em janeiro ou fevereiro. Os jovens receberão o incentivo, conforme o mês de nascimento. Os beneficiários podem receber até R$ 9,2 mil do programa, ao longo dos três anos de ensino médio. A projeção é de que 2,4 milhões de alunos sejam contemplados com a iniciativa.

Para o professor e economista Rodrigo Simões, o programa tem tudo para dar certo, mas deve ser combinado com outras políticas públicas para atender à população de maneira igualitária.

- Publicidade -

“O valor é inicial e tem que ser igual para todas as regiões. Eu vejo que ainda será revisado após alguns meses de implementação. Temos que ir por partes, pois o orçamento do governo é apertado, principalmente nesse ano onde o déficit fiscal tem aumentado muito — e com isso o governo acaba tendo pouca margem de manobra para programas sociais”, observa.

Cronograma de pagamento do Incentivo-Matrícula

  • 26 de março para estudantes nascidos em janeiro ou fevereiro;
  • 27 de março para estudantes nascidos em março ou abril;
  • 28 de março para estudantes nascidos em maio ou junho;
  • 1º de abril para estudantes nascidos em julho ou agosto;
  • 2 de abril para estudantes nascidos em setembro ou outubro;
  • 3 de abril para estudantes nascidos em novembro ou dezembro.

Segundo o MEC, o pagamento poderá ser efetuado até 1º de julho de 2024, caso ocorra alguma atualização de informações sobre a matrícula até 14 de junho. A pasta alerta que a transferência de matrícula para outra escola não dá ao estudante direito a novo pagamento do Incentivo-Matrícula no mesmo ano letivo. Já o aluno que precisa cursar novamente determinada série por abandono ou reprovação só terá direito a mais um pagamento para a mesma série durante o ensino médio.

O programa Pé-de-Meia tem como objetivo reduzir essa taxa de abandono escolar no país por meio de um incentivo financeiro. Para a professora e coordenadora pedagógica aposentada Elenir Azevedo, não basta olhar para o problema de forma generalizada. Ela viveu de perto os problemas dos estudantes e acredita que as políticas públicas e programas sociais precisam olhar para as regiões de forma indivualizada.

“Evasão escolar é muito preocupante e esta ocorre principalmente em áreas mais carentes desprovidas de programas de assistência. Acho que deveriam existir, de acordo com a realidade de cada localidade, programas que ajudassem as comunidades na orientação da importância de manter as crianças nas escolas, pois delas advêm um futuro melhor”, avalia.

“É necessário ter um programa político pedagógico em cada escola para que se possibilitasse um engajamento maior entre escola e comunidade e que as crianças tivessem mais prazer em frequentar as aulas”, ressalta.

Como ocorre a distribuição do incentivo

O Pé-de-Meia prevê o pagamento de R$ 200 de matrícula para cada série, além de mais nove parcelas anuais no mesmo valor. Um total de R$ 2 mil por ano que pode ser sacado a qualquer momento. Além disso, ao fim de cada ano concluído os alunos terão direito a depósitos de R$ 1.000, que só poderão ser retirados da poupança após a conclusão do ano letivo. O estudante também receberá R$ 200 pela participação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Para receber o benefício, o estudante precisa ter o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); ter entre 14 e 24 anos; e ser integrante de família que faz parte do Cadastro Único (CadÚnico).

Em caso de dúvidas, o estudante pode acessar o aplicativo “Jornada do Estudante”, que pode ser baixado nas plataformas Google Play e App Store. Com ele, os alunos poderão consultar informações sobre a participação no programa, status e calendários de pagamento — além de canais de atendimento.

O MEC informa que novos estudantes poderão ser contemplados à medida que as redes de ensino municipais, estaduais e distrital atualizam as informações.

Fonte: Brasil61

O Divergente abril 2, 2024
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Print
Artigo anterior Índice de Preços ao Consumidor Semanal sobe 0,1% na quarta quadrissemana de março, aponta FGV
Próximo artigo Covid-19: mais de 518,5 milhões de doses da vacina monovalente foram aplicadas no Brasil
Deixe um comentário Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Política

Simples Nacional: limites de faturamento precisam acompanhar realidade econômica do país, afirma deputada Soraya Santos (PL-RJ)
Simples Nacional: limites de faturamento precisam acompanhar realidade econômica do país, afirma deputada Soraya Santos (PL-RJ)
Motta anuncia proposta para elevar teto do MEI e setor produtivo cobra urgência na aprovação
Motta anuncia proposta para elevar teto do MEI e setor produtivo cobra urgência na aprovação
Presidenciáveis debatem propostas da indústria e medidas para crescimento econômico
Presidenciáveis debatem propostas da indústria e medidas para crescimento econômico
Com “feriado duplo”, Congresso Nacional terá semana esvaziada
Com “feriado duplo”, Congresso Nacional terá semana esvaziada
Renegociação das dívidas rurais pode custar menos da metade do valor estimado pelo governo, calcula FPA
Renegociação das dívidas rurais pode custar menos da metade do valor estimado pelo governo, calcula FPA

Recentes

Dólar cai em mais de 5% após divulgação do PCE dos EUA (27/06)
Dólar cai em mais de 5% após divulgação do PCE dos EUA (27/06)
Ibovespa fecha em 171.990 pontos após queda dos juros futuros (último pregão)
Ibovespa fecha em 171.990 pontos após queda dos juros futuros (último pregão)
Região Sudeste enfrenta frio e chuva em 26 de junho (sexta-feira)
Região Sudeste enfrenta frio e chuva em 26 de junho (sexta-feira)
Previsão do Tempo para a Região Centro-Oeste: Chuva e Nuvens Prevalecem
Previsão do Tempo para a Região Centro-Oeste: Chuva e Nuvens Prevalecem
O TEMPO E A TEMPERATURA: chuva isolada mantém o céu encoberto no Sudeste nesta sexta-feira (26)
O TEMPO E A TEMPERATURA: chuva isolada mantém o céu encoberto no Sudeste nesta sexta-feira (26)

© 2016 O Divergente - Notícias entretenimento e atualidades do Brasil e do Mundo- Todos os direitos reservados

  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Expediente

Removido da lista de leitura

Desfazer
Bem vindo de volta!

Entre na sua conta

Perdeu sua senha?