Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
O DivergenteO Divergente
  • Mundo
    • Cotidiano
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Entretenimento
    • Pessoas
    • Música
    • Cinema
    • Gastronomia
    • Séries
    • Cultura
    • Internet
    • Moda
    • Televisão
  • Artigos
Lendo: Com 6,3 milhões de casos prováveis, Brasil lidera ranking de dengue
Compartilhar
A|a
A|a
O DivergenteO Divergente
  • Pessoas
  • Cinema
  • Cultura
  • Internet
  • Moda
  • Música
  • Séries
  • Televisão
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Expediente
Siga-nos
Saúde

Com 6,3 milhões de casos prováveis, Brasil lidera ranking de dengue

Last updated: 2024/06/03 at 5:55 PM
O Divergente Published junho 3, 2024
Compartilhar
COMPARTILHAR

Índice
VacinaçãoOutras arboviroses

Com quase 6,3 milhões de casos prováveis de dengue, sendo mais de 3 milhões confirmados em laboratório, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de países com maior número de notificações da doença em 2024. Em seguida estão Argentina, com 420 mil casos prováveis; Paraguai, com 257 mil casos prováveis; e Peru, com quase 200 mil casos prováveis.

Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS), que já contabiliza este ano um total de 7,6 milhões de casos prováveis de dengue em todo o mundo, sendo 3,4 milhões confirmados em laboratório. O painel de monitoramento da entidade aponta ainda mais de 3 mil mortes provocadas pela doença. Atualmente, 90 países registram transmissão ativa de dengue.

- Publicidade -

“Embora um aumento substancial de casos de dengue tenha sido relatado globalmente nos últimos cinco anos, esse aumento foi particularmente pronunciado na região das Américas, onde o número de casos ultrapassou 7 milhões no final de abril, ultrapassando os 4,6 milhões de casos registrados em todo o ano de 2023”, destacou a OMS.

A entidade alerta ainda que todos os quatro sorotipos de dengue foram detectados nas Américas este ano. Segundo a OMS, pelo menos seis países da região – Brasil, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México e Panamá – já reportaram casos de circulação simultânea de todos os quatro sorotipos.

“Além disso, muitos países endêmicos não dispõem de mecanismos robustos de detecção e notificação, o que faz com que o verdadeiro fardo da dengue a nível mundial seja subestimado. Para controlar a transmissão de forma mais eficaz, é necessária uma vigilância robusta da dengue em tempo real.”

Vacinação

Para a organização, a vacina contra a dengue deve ser vista como parte de uma estratégia integrada para o combate à doença e que inclui também o controle de vetores, a gestão adequada dos casos e o envolvimento comunitário. “A OMS recomenda o uso da TAK-003, única vacina disponível, em crianças de 6 a 16 anos em locais com alta intensidade de transmissão de dengue”.

A vacina a que a entidade se refere é a Qdenga, desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda e atualmente utilizada no Brasil. O imunizante começou a ser aplicado na rede pública de saúde em fevereiro deste ano. Em razão da quantidade limitada de doses a serem fornecidas pelo próprio fabricante, a vacinação é feita apenas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Outras arboviroses

Dados da OMS mostram uma sobreposição de casos de dengue, chikungunya e zika – todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e com sintomas semelhantes o que, segundo a entidade, pode resultar em diagnósticos equivocados. “Dados de vigilância durante grandes surtos de suspeita de dengue podem incluir erroneamente casos de uma ou de ambas as outras doenças.”

A organização cita como exemplo estudo realizado em Minas Gerais, em 2023, quando casos suspeitos de dengue respondiam por 84,4% de um total de 828.654 casos prováveis de arboviroses, enquanto casos suspeitos de chikungunya respondiam por apenas 15,6%. “A verdadeira proporção das duas doenças, entre os casos confirmados laboratorialmente, foi de 65,9% para chikungunya e apenas 34,1% para dengue.”

“Os sistemas de vigilância que visam especificamente a transmissão endêmica de chikungunya e zika são fracos ou inexistentes em muitos países”, reforçou a entidade. “Existem diferenças importantes entre essas doenças em relação a populações de risco, gestão de pacientes e utilização de recursos de saúde”, completou.

A OMS lembrou que o vírus Zika é particularmente perigoso entre mulheres grávidas por conta da associação com casos de microcefalia. “A expansão da vigilância para monitorar simultaneamente os três vírus pode ajudar autoridades de saúde pública a determinar com precisão o verdadeiro fardo de cada doença, refinar as avaliações de risco e otimizar a gestão clínica e a atribuição de recursos para intervenções de saúde pública mais eficazes.”

Até o momento, o painel da OMS contabiliza, em 2024, mais de 250 mil casos de chikungunya em todo o mundo e quase 7 mil casos de infecção pelo vírus Zika.

Edição: Maria Claudia

Fonte: EBC

O Divergente junho 3, 2024
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Print
Artigo anterior Possível privatização das praias muda gestão orçamentária e municípios precisam se adequar às regras
Próximo artigo Café arábica tem baixa de 1,94% e a saca agora custa R$ 1.286,07
Deixe um comentário Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Política

Seguro rural: parlamentares de MG e do PR cobram fortalecimento da política para dar previsibilidade ao agro
Seguro rural: parlamentares de MG e do PR cobram fortalecimento da política para dar previsibilidade ao agro
Renegociação das dívidas rurais mobiliza Congresso e setor produtivo para garantir produção de alimentos e estabilidade econômica
Renegociação das dívidas rurais mobiliza Congresso e setor produtivo para garantir produção de alimentos e estabilidade econômica
Com tramitação prioritária na Câmara, atualização do Simples Nacional mobiliza parlamentares e lideranças de MG
Com tramitação prioritária na Câmara, atualização do Simples Nacional mobiliza parlamentares e lideranças de MG
Seguro rural: novo modelo amplia proteção contra perdas climáticas; parlamentares defendem aprovação diante de alerta de novo El Niño
Seguro rural: novo modelo amplia proteção contra perdas climáticas; parlamentares defendem aprovação diante de alerta de novo El Niño
Parlamentares da região Sul defendem a ampliação do Seguro Rural como ferramenta de incentivo à produção de alimentos
Parlamentares da região Sul defendem a ampliação do Seguro Rural como ferramenta de incentivo à produção de alimentos

Recentes

Copa do Brasil: Marcela Soares,  afastada por conteúdo adulto,  chega a final com seu time feminino
Copa do Brasil: Marcela Soares, afastada por conteúdo adulto,  chega a final com seu time feminino
Miss Arábia Saudita promete “show do intervalo proibidão” nos jogos da Copa do Mundo
Miss Arábia Saudita promete “show do intervalo proibidão” nos jogos da Copa do Mundo
Bebe Rexha lança “DIRTY BLONDE”, um álbum visual sem filtros e cheio de energia
Bebe Rexha lança “DIRTY BLONDE”, um álbum visual sem filtros e cheio de energia
Felipe e Rodrigo lançam “Sentimento Sessions”, um projeto especial gravado em meio à natureza
Felipe e Rodrigo lançam “Sentimento Sessions”, um projeto especial gravado em meio à natureza
Desgaste público: Jéssica de Paula faz harmonização facial e mostra antes e depois
Desgaste público: Jéssica de Paula faz harmonização facial e mostra antes e depois

© 2016 O Divergente - Notícias entretenimento e atualidades do Brasil e do Mundo- Todos os direitos reservados

  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Expediente

Removido da lista de leitura

Desfazer
Bem vindo de volta!

Entre na sua conta

Perdeu sua senha?