O intervalo maior entre as festas de fim de ano e o feriado de Carnaval — que deu mais tempo para que as pessoas planejassem suas viagens — foi um dos fatores que influenciaram o aumento das vendas para o período este ano, que deve chegar a 20% em relação ao ano passado, segundo um levantamento da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, a Braztoa.
A grande quantidade de ofertas de locais que atendem a todos os gostos, de praias paradisíacas a cidades onde os blocos tomam conta das ruas, também ajudou a alcançar o índice, já que sempre haverá ofertas de acordo com o perfil do turista.
Este ano, liderando a lista dos lugares mais procurados no Carnaval, estão Maceió (AL) e Porto de Galinhas (PE), empatados em primeiro lugar. Já o segundo destino mais procurado são as cidades da Linha Verde da Bahia, que inclui Sauípe, Imbassaí, mas com destaque para a Praia do Forte, e, em terceiro lugar, o Rio de Janeiro aparece empatado com Salvador e Porto Seguro.
Recife é o quarto destino mais procurado no período e Natal (RN) e Foz do Iguaçu (PR) completam a lista dos locais mais buscados para a folia.
Lucratividade da folia
Dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) projetam um crescimento de 2,1% nas vendas deste ano em relação a 2023 e preveem que os quatro dias de festa devem movimentar R$ 12 bilhões no país, fazendo da festa de 2024 o Carnaval mais lucrativo desde 2015.
Dados coletados nas secretarias estaduais de turismo e compilados pelo Ministério do Turismo levam a crer que cerca de 53 milhões de pessoas devem pular o Carnaval este ano, o que representa 8% a mais do que no ano passado.