A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) realiza neste sábado, 10 de maio, um aulão gratuito de revisão voltado para estudantes de todo o país. O evento será transmitido ao vivo, das 15h30 às 18h30, pelo canal oficial da OBA no YouTube (youtube.com/obaoficial).
Estudantes da região de Sorocaba (SP) poderão participar presencialmente no auditório do Centro Universitário FACENS. Com vagas limitadas, as inscrições devem ser realizadas até às 18h do dia 8 de maio, pela plataforma Sympla.
Com recursos visuais, simulações, sorteios e a presença de convidados inspiradores, o aulão oferecerá uma preparação dinâmica e acessível a todos os inscritos na edição de 2025. A revisão contará com a participação especial do Prof. Dr. João Canalle, coordenador da OBA e da OBAFOG.
Durante o evento, serão abordados os principais temas da olimpíada, incluindo Astronáutica, Leis de Kepler, Brilho e Magnitude, com foco em leitura, interpretação de questões e conceitos astronômicos explicados de forma didática e interativa.
Organizadores da OBA
A OBA é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com os Deputados Federais Tabata Amaral, André Janones, Vitor Lippi, Ismael Alexandrino, Senador astronauta Marcos Pontes, Centro Universitário Facens, BTG Pactual, Bizu Space, UERJ, Força Aérea Brasileira e Agência Espacial Brasileira.
A OBA ainda tem como embaixadores os canais Manual do Mundo, Física Total e AstroBioFísica.
Serviço
Data: 10 de maio de 2025 (sábado)
Horário (ao vivo): das 15h30 às 18h30
Transmissão: Canal da OBA no YouTube – youtube.com/obaoficial
Local (presencial): Auditório da FACENS – Sorocaba (SP)
Inscrição pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/aulao-oficial-oba-2025-presencial-sorocaba-sp/2941921
Horário de chegada: a partir das 13h
Abertura oficial e ação especial FACENS: 13h30
Kit especial: exclusivo para participantes presenciais
Apoio: FACENS, Medalhei, Bizu Space, AstroBioFísica, Clube Centauri
Autor: Joyce Nogueira / Agência Drumond