Trazendo ao público a segunda música de seu primeiro álbum, a Rota de Pedestre lança a canção ‘Meu Amigo Pôr-do-Sol’ no dia 17 de novembro. O lançamento é o último que antecede o álbum completo e apresenta uma nova faceta da banda. O vocalista Artur Wais comenta o lançamento: “Essa música apresenta ao público uma parte que ainda não exploramos muito da nossa musicalidade, arranjos mais delicados, conduzidos pelo violão. É algo que a gente sempre gostou bastante, ficamos muito felizes de poder compartilhar essa canção dessa forma”.
As referências musicais trazidas pela banda passam por uma série de artistas locais e de outras nacionalidades. São apontados como referências pela própria banda artistas como Nirvana, Death Cab For Cutie, NOFX, Vitor Ramil, Zelito, Perotá Chingó, Maglore, DINGO, Superguidis, Juliano Guerra e Ian Ramil: “Quando a gente pensa sobre esse nosso lado mais ‘violão’ e menos ‘banda-de-rock’, a gente procurou ouvir, além de uma série de cancioneiros-folcloristas, bandas que fizeram esse vai-e-vem entre os gêneros, como Nirvana e Superguidis, dentre tantos outros.” comenta Artur.
A canção ‘Meu Amigo Pôr-do-Sol’ trata sobre a amizade e algumas de suas dimensões mais profundas. Na canção, a banda convida o ouvinte-amigo-pôr-do-sol a seguir de pé frente à ‘…vontade de sumir…’, como a própria banda canta.
A música foi produzida por Artur Wais e foi gravada no estúdio TRANSCENDENTAL audio em Porto Alegre. A gravação foi feita por Artur e Leonardo Mocca e a masterização foi feita por Leo Bracht. A arte da capa foi desenvolvida por Lucas Bairros, artista visual portoalegrense.
A banda compartilha parte desse processo de gravação por meio do visualizer lançado em conjunto com a música. Nele são trazidos recortes das diárias de estúdio misturados com imagens oriundas de bancos de imagens na internet. Em relação à construção do material audiovisual, Artur comenta: “Por sorte fizemos alguns registros em vídeo das gravações dessa música. O visualizer foi mais incidental do que planejado, mas acho que assim vale também (e ficamos bem felizes com o resultado). Os recortes de pôr-do-sol de bancos de imagem vêm não apenas para enriquecer o clipe, mas para dar a essas imagens um destino mais legal do que as peças publicitárias que elas costumam habitar.”
Sobre a Rota
A Rota de Pedestre é uma banda portoalegrense de Rock Subtropical formada por Artur Wais (vocalista e guitarrista), Mauricio Victorino (baixista) e Bruno Fonini (baterista).
Em maio de 2021 lançou o EP Trancado pra Dentro, com participações especiais de Carlinhos Carneiro, Anaí Corrêa (Ondular) e Gabo. Ainda no mesmo ano, lançou o single “Não Se Desespere” com a participação da artista curitibana Juliana Cortes. O projeto ainda contou com a produção de um NFT com artes visuais elaboradas por Lucas Bairros, Fernanda Puricelli e Frederico Demin e trilha feita por Carina Levitan a partir de recortes das gravações da música.
Em 2022 a banda lançou o single ‘Para Não Enlouquecer’ e agora apresenta a canção ‘Meu Amigo Pôr-do-Sol’. As duas fazem parte do primeiro álbum da banda, Nós Nessa Cidade, que será lançado nas plataformas digitais no próximo dia 09 de dezembro.
FICHA TÉCNICA
Meu Amigo Pôr-do-Sol (Artur Wais)
Artur Wais – voz e violão
Mauricio Victorino – glockenspiel
Bruno Fonini – glockenspiel
Gravação por Artur Wais e Leonardo Mocca
Mixagem por Artur Wais
Masterização por Leo Bracht
Capa do Single por Lucas Bairros
Visualizer:
Gravação das imagens por Rota de Pedestre e Fernanda Puricelli
Edição, montagem, recortes e colagens de vídeos por Artur Wais
Redes Sociais e Assessoria de Imprensa por Rota de Pedestre
Distribuição digital por Rota de Pedestre via ONErpm
Links:
YouTube – https://www.youtube.com/rotadepedestre
Instagram – https://www.instagram.com/rotadepedestre/
Facebook – https://www.facebook.com/rotadepedestre/
Twitter – https://www.twitter.com/rotadepedestre/
Outros links – https://linktr.ee/rotadepedestre