Ouça “Acreditar”
“Acreditar”: verbo, pode ser usado para diversas definições. Embora tenha diversos empregos gramaticais, a palavra se configura de uma forma simples no dia a dia. Para Liza K, este é o nome de sua nova canção, que chega às plataformas digitais nesta sexta-feira, dia 18 de novembro.
A faixa, que surgiu para Liza em meio a um sonho, ganhou um novo significado ao longo dos anos, afinal, é uma música que já estava escrita há algum tempo. “Acreditar” não é uma composição recente. Fiz há alguns anos a partir de um sonho, assim como foi com ‘Reparar’. Surgiu uma ideia no meio do sono e acordei pra ‘canetar’. ‘Não posso esquecer de acreditar em mim, não posso esquecer de mim’. Acordei com essa frase já musicada e depois completei a canção com letra e as partes A e B. Na época eu vivia um término de um relacionamento e escrever essa música foi algo como uma âncora capaz de me resgatar, me trazendo de volta, me servindo de holofote para me ressituar em mim mesma. A sensação era de pertencer a uma ilha deserta encharcada de lágrimas e dores pelas quais todos nós passamos nesse universo chamado ‘amor’”, explica a cantora.
Segundo Liza, que revela em “Acreditar” sua segunda música, a faixa ganhou um novo significado em meio ao processo de produção: “Quando a música ficou pronta eu já não sentia solidão. Tinha uma companhia, uma alegria, um renascimento, um vigor e uma leveza. Comecei a tocar nos shows e só estava esperando a oportunidade de gravar e agora sim!”.
Trazendo uma mensagem que remete a confiança, crença e com uma vibe de positividade, “Acreditar” sucede o lançamento de “Reparar”, música lançada por Liza K em setembro deste ano (2022).
“O título já revela a mensagem da letra: necessidade de confiar, crer, pensar ?pra cima?, “pra frente”, com otimismo, acreditando em si, com foco no aprendizado, dispensando o que não serve, o que nos impede de evoluir. Necessidade de autocuidado e de viver com intensidade, aproveitando esse fio que é a vida”, acrescenta Liza K.
Para a nova faixa, a cantautora traz a participação de um grande nome da música brasileira: Walter Villaça, guitarrista que já trabalhou com Cássia Eller e Nando Reis, entre outros. Com uma grande história conjunta, que teve início ainda na universidade, os dois mantêm uma grande história de afetividade pessoal e profissional.
Segundo Liza, trazer o músico para a faixa é a realização de um sonho: “Conheço o Walter há muito tempo, desde a época da faculdade. Isso aconteceu muito antes de ele tocar com artistas consagrados como Cássia Eller e Nando Reis. Sempre foi meu sonho tocar com ele, mas morando em cidades distantes isso nunca foi possível e agora ele gravou 2 faixas para este álbum. Temos planos futuros de parcerias em composição e produções musicais e é de uma importância pontual a presença do Waltinho neste projeto “Simplicidade” que compactua uma linguagem e influência musical muito similar a minha”.
Musicalmente falando, “Acreditar” traz um tom suave, inspirado em uma balada, para promover a reflexão e o relaxamento. “Essa faixa é muito especial porque imprime um ritmo suave e leve, bom pra relaxar. Uma balada pop alternativa que passeia pelo terreno do indie com os efeitos de slides da guitarra. O bandolim dá um toque melódico no final do arranjo, deixando a sonoridade mais etérea”, finaliza Liza K.
Álbum
“Reparar” é a primeira de 4 faixas que serão lançadas por Liza antes da chegada do novo álbum da artista, “Simplicidade” e “Acreditar” é a segunda. O projeto, que contará com 8 faixas no total, com participações de Walter Villaça e Lui Coimbra, tem data de lançamento marcada para março de 2023.
As faixas, no entanto, estão sendo apresentadas mensalmente entre setembro de 2022 e março de 2023, antecedendo a chegada de “Simplicidade”.
Com produção musical assinada por Marcelo Cebukin, o projeto conta com as participações de Walter Villaça, Katia Preta, Reinaldo Godoy e Lui Coimbra.
Sobre Liza K
Cantora, compositora e professora, Liza K é formada em Licenciatura Plena com Habilitação em Música pela UNIRIO. Ao longo de sua carreira acadêmica, desenvolveu pesquisa sobre música folclórica brasileira, tema de sua monografia. Como professora de Educação Musical, violão e musicalização, atuou em diversas Escolas Municipais, Estaduais e particulares do RJ, além de desenvolver um projeto musical para a Terceira Idade em clínicas de convivência e associações.
Como intérprete (voz e violão) atuou em espetáculos com textos de Arthur Azevedo e Ariano Suassuna “A História do Amor de Romeu e Julieta” (adaptação de Ariano Suassuna e direção de Elza de Andrade), que passou por RJ, SP e MG e obteve o Prêmio Coca-Cola de Melhor Direção e Melhor Espetáculo Jovem.
Como compositora, foi responsável por trilhas sonoras para espetáculos de teatro com textos de Maria Clara Machado e Raquel de Queiroz, além do curta-metragem “Romance.com” e montagem “Amanhecer Esmeralda”, premiados pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ).
Participou como vocalista e instrumentista dos grupos Cordão do Boitatá; Bloco Céu na Terra e NEAE – Núcleo Experimental de Arte e Educação com direção de Sidney Mattos. Atualmente é baixista do Bloco Mulheres de Chico.
A relação com a música é antiga. Liza K começou a estudar música entre os 16 e 18 anos, com aulas de canto e violão, inicialmente tocando nos saraus das escolas.
Nos anos 1990, fez sua primeira apresentação com voz e violão para um público mais específico e seleto no CEP 2000, evento produzido e criado pelo poeta Chacal no Teatro Sérgio Porto (RJ). Em 1991, ingressou na UNIRIO, aprimorando os estudos de música. Entre 1996 e 2000, montou sua primeira banda, já com algumas composições próprias, entre alguns covers, fazendo shows em bares e casas noturnas da cena carioca, além de gravar um primeiro CD Demo.
Foi entre 2005 e 2007, que entrou no estúdio EG Rio Música, de Geraldo Brandão e Ezio Filho, para gravar seu primeiro álbum autoral intitulado “LIZA K”, com participações de Carlos Malta e Marcos Suzano. O show de lançamento do projeto contou com a presença do consagrado artista Rodrigo Santos.
Em 2018, Liza K lançou o single “Temporada”, gravado no Órbita Studio de Carlos Trilha com produção musical de Jongui, e o clipe oficial de “Temporada”, com direção de Mari Bley.
Já no ano seguinte, em 2019, a artista apresentou oficialmente o single “Cadê?”, também gravado no Órbita Studio, produzido por Jongui, com participação de Carlos Trilha.
Seguindo os lançamentos que precedem o álbum “Simplicidade”, a cantora Liza K apresenta agora a faixa “Acreditar”. Composta a partir de um sonho, a canção tem a mensagem da letra revelada já no título: necessidade de confiar, crer, pensar “pra cima”, positivo, acreditando em si, com foco no aprendizado, dispensando o que não serve, o que nos impede de evoluir.
“A pandemia nos mostrou como tudo pode ser desfeito de um momento para o outro, sem termos domínio sobre nada. As epidemias surgem como uma “faxina”, uma limpeza interplanetária, equilibrando o planeta mesmo com toda dor que isso possa causar”.
Liza K é uma artista completa. Com sua voz sublime, a cantautora acaba de lançar seu novo single, “Reparar”. Em tempos de reflexão, a faixa traça um paralelo histórico sobre a luta pela democracia e direitos à sociedade. Com uma pegada pop dançante, a faixa imprime a pressão dos sopros num refrão forte que sustenta um grito de esperança e mudança.
“Reparar”, que também ganhou um clipe oficial, é a primeira faixa do segundo álbum da artista, intitulado “Simplicidade”, que será lançado em abril de 2023.
Ficha Técnica de “Acreditar”:
Violão de aço: Marcelo Cebukin
Baixo: Marcelo Cebukin
Bateria: Marcelo Cebukin
Bandolim: Marcelo Cebukin
Guitarra: Walter Villaça
Voz: Liza K
Arranjo, gravação, produção, mixagem e masterização: Marcelo Cebukin
Gravado no estúdio Lotus (RJ) 2021/2022