Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
O DivergenteO Divergente
  • Mundo
    • Cotidiano
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Entretenimento
    • Pessoas
    • Música
    • Cinema
    • Gastronomia
    • Séries
    • Cultura
    • Internet
    • Moda
    • Televisão
  • Artigos
Lendo: 2026 começa com mudanças tributárias e nova tabela do Imposto de Renda; confira datas, valores e alíquotas
Compartilhar
A|a
A|a
O DivergenteO Divergente
  • Pessoas
  • Cinema
  • Cultura
  • Internet
  • Moda
  • Música
  • Séries
  • Televisão
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Expediente
Siga-nos
Economia

2026 começa com mudanças tributárias e nova tabela do Imposto de Renda; confira datas, valores e alíquotas

Last updated: 2026/01/27 at 10:07 PM
O Divergente Published janeiro 25, 2026
Compartilhar
2026 começa com mudanças tributárias e nova tabela do Imposto de Renda; confira datas, valores e alíquotas
COMPARTILHAR

O ano de 2026 começou com importantes novidades na área tributária, envolvendo tanto a implementação da Reforma Tributária quanto alterações na tabela do Imposto de Renda. Entre os principais pontos está a isenção integral do imposto para contribuintes que recebem até R$ 5 mil por mês.

Índice
Fase inicial da Reforma TributáriaProdutores ruraisConfira as principais etapas da transição:2026 (fase inicial)20272029 a 20322033Mudanças na tabela do Imposto de RendaTabela de isenção e redução do IR mensalTabela mensal do Imposto de RendaTabela anual de isenção e redução do IRTabela anual do Imposto de Renda

Fase inicial da Reforma Tributária

No que diz respeito à reforma do sistema tributário brasileiro, entrou em vigor, já em janeiro, uma fase de testes para adaptação dos contribuintes às novas regras. Nessa etapa inicial, foi instituída uma alíquota simbólica total de 1% sobre a circulação de bens e serviços, distribuída da seguinte forma:

- Publicidade -
  • 0,9% para a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS);
  • 0,1% para o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

De acordo com o que prevê a legislação, essa mudança não representa aumento da carga tributária. Os valores recolhidos a título de CBS e IBS poderão ser compensados integralmente com os montantes pagos mensalmente pelas empresas referentes ao PIS e à Cofins.

Na prática, ocorre o pagamento de um novo tributo, mas esse valor é abatido das guias dos impostos antigos, mantendo o desembolso total inalterado. O objetivo dessa fase é testar o funcionamento do recolhimento simultâneo entre União, estados e municípios. Ainda em 2026, também será necessário adaptar os softwares de gestão e os sistemas de emissão de documentos fiscais.

CFEM: 94% dos municípios brasileiros receberam recursos da CFEM em 2025

Portaria especifica regras para execução de emendas parlamentares por parte dos municípios

A partir de julho de 2026, pessoas físicas consideradas contribuintes habituais do IBS e da CBS deverão se inscrever no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). É importante ressaltar que essa medida não transforma a pessoa física em empresa, tendo como finalidade apenas facilitar a apuração e o controle fiscal.

O advogado especialista em direito tributário, Matheus Almeida, explica que as regras definitivas da reforma tributária ainda não estão sendo aplicadas efetivamente. Segundo ele, o que está sendo implementado nessa fase de transição são as regulamentações complementares, os ajustes nos sistemas das empresas, entre outros pontos específicos. 

Na avaliação de Almeida, apesar de nesse primeiro momento não haver indícios de aumento da carga tributária para o contribuinte, é importante ficar atento às próximas fases, quando são serão debatidas novas regulamentações, por exemplo.

“Então, não é uma mudança brusca e imediata para o contribuinte. O discurso oficial do governo é de neutralidade, de não ter um aumento efetivo da carga tributária. Mas, essa preocupação existe sim em todos os contribuintes, porque ainda tem algumas coisas no escuro, que vão depender de regulamentação, de consolidação das receitas dos estados, dos municípios”, afirma.

“É importante que os contribuintes, que os empresários, nesse momento de transição, acompanhem de perto, revisem contrato, estrutura societária, regime tributário, porque esse novo modelo muda a lógica do crédito, do débito, dos impostos, da compensação desses tributos. É necessário fazer um planejamento tributário, especialmente para saber sobre a tomada de crédito, para que a empresa tenha não só uma vantagem competitiva, mas, acima de tudo, para que ela sobreviva a essa transição”, recomenda Almeida. 

:root{
–amarelo:#F8BE09;
–grafite:#2F2F2F;
–grid:#e6ebf2;

–ok-bg:#e9f7ee; –ok-bd:#a8e0bd; –ok-tx:#0f4d26;
–blue-bg:#e9efff; –blue-bd:#b7c8ff; –blue-tx:#0b2a6a;
–warn-bg:#fff4d6; –warn-bd:#ffd36a; –warn-tx:#5a3b00;
–danger-bg:#ffe9e9;–danger-bd:#ffb3b3;–danger-tx:#7f1d1d;

–bar-bg:#f4f6f9;
–bar-bd:#d6dde8;
–bar-tx:#2F2F2F;
}

.rt-wrap{
width:100%;
overflow:hidden;
}

.rt-table{
display:grid;
grid-template-columns: 130px repeat(8, 1fr);
width:100%;
min-width:0; /* permite encolher */
border:1px solid var(–grid);
border-radius:12px;
background:#fff;
}

.rt-th, .rt-td, .rt-lb{
padding:8px 6px;
border-bottom:1px solid var(–grid);
border-left:1px solid var(–grid);
display:flex;
align-items:center;
justify-content:center;
font-weight:700;
font-size:12px;
line-height:1.1;
}

.rt-th{
font-weight:900;
color:var(–grafite);
background:#fff;
}

.rt-th:first-child,
.rt-lb{
border-left:none;
justify-content:flex-start;
}

.rt-lb{ font-weight:900; }

.pill{
font-size:11px;
font-weight:900;
padding:3px 7px;
border-radius:999px;
background:rgba(248,190,9,.22);
border:1px solid rgba(248,190,9,.65);
color:#111;
white-space:nowrap;
}

.chip{
width:100%;
max-width:115px;
padding:6px 5px;
border-radius:9px;
border:1px solid rgba(47,47,47,.12);
background:#f5f7fa;
color:var(–grafite);
font-weight:900;
font-size:11.5px;
text-align:center;
line-height:1.1;
}

.chip.ok{ background:var(–ok-bg); border-color:var(–ok-bd); color:var(–ok-tx); }
.chip.blue{ background:var(–blue-bg); border-color:var(–blue-bd); color:var(–blue-tx); }
.chip.warn{ background:var(–warn-bg); border-color:var(–warn-bd); color:var(–warn-tx); }
.chip.danger{ background:var(–danger-bg); border-color:var(–danger-bd); color:var(–danger-tx); }

.empty{
width:85%;
height:8px;
border-radius:999px;
background:repeating-linear-gradient(
90deg,
#e9edf3,
#e9edf3 8px,
#f4f6fa 8px,
#f4f6fa 14px
);
}

.rt-bar{
width:100%;
padding:8px 10px;
border-radius:10px;
background:linear-gradient(90deg, var(–bar-bg), #ffffff);
border:1px solid var(–bar-bd);
color:var(–bar-tx);
font-weight:900;
font-size:12px;
text-align:center;
line-height:1.1;
}

Tributos
2026
2027
2028
2029
2030
2031
2032
2033

ICMS
Sem alteração
Sem alteração
Sem alteração
90%
80%
70%
60%
Extinção

ISS
Sem alteração
Sem alteração
Sem alteração
90%
80%
70%
60%
Extinção

IPI
Sem alt.
Alíquota zero
+ IPI ZFM
IPI ZFM
IPI ZFM
IPI ZFM
IPI ZFM
IPI ZFM
IPI ZFM

PIS
Sem alt.
Extinção
 
 
 
 
 
 

COFINS
Sem alt.
Extinção
 
 
 
 
 
 

IBS
0,1%
0,1%
0,1%
Alíquota a ser definida pelo TCU e Senado Federal

IS
 
Alíquota a ser definida pelo TCU e Senado Federal

CBS
0,9%
Alíquota a ser definida pelo TCU e Senado Federal

Fonte: Serasa Experian

Produtores rurais

Para os produtores rurais, está prevista isenção total para faturamento anual de até R$ 3,6 milhões. Aqueles que ultrapassarem esse limite passarão a contribuir de forma gradual com o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), cuja alíquota estimada pode chegar a 28%, frente aos cerca de 5% praticados atualmente.

Confira as principais etapas da transição:

2026 (fase inicial)

cobrança de teste da alíquota de 1% (0,9% CBS e 0,1% IBS). PIS e Cofins permanecem em vigor, com possibilidade de compensação dos valores recolhidos no teste.

2027

extinção definitiva do PIS e da Cofins. A CBS passa a vigorar com alíquota cheia, estimada em cerca de 8,8%. O IPI é zerado para a maioria dos produtos, com exceção dos fabricados na Zona Franca de Manaus.

2029 a 2032

transição gradual para estados e municípios, com redução progressiva do ICMS e do ISS e aumento proporcional do IBS:

  • 2029: 90% ICMS/ISS e 10% IBS;
  • 2030: 80% ICMS/ISS e 20% IBS;
  • Os percentuais seguem sendo ajustados até a inversão completa.

2033

entrada em vigor do sistema definitivo, com extinção total do ICMS e do ISS e aplicação integral da alíquota plena do novo modelo tributário.

.br61-rtb{
–br61-yellow:#FFB400;
–ink:#1b1b1b;
–border:#e7e7e7;
–card:#fff;

font-family: system-ui, -apple-system, Segoe UI, Roboto, Helvetica, Arial, sans-serif;
color: var(–ink);
max-width: 700px;
margin: 18px auto;
padding: 0 0 18px;

/* MUITO IMPORTANTE: evita recorte por layout/float do tema */
clear: both;
position: relative;
z-index: 1;
}

/* Reset forte dentro do componente para escapar do CSS global do tema */
.br61-rtb, .br61-rtb *{
box-sizing: border-box !important;
max-width: 100% !important;
overflow: visible !important;
height: auto !important;
min-height: 0 !important;
overflow-wrap: anywhere !important;
}

.br61-rtb__title{
margin: 0 0 14px;
font-size: 20px;
line-height: 1.25;
font-weight: 700;
padding-bottom: 6px;
border-bottom: 4px solid var(–br61-yellow);
display: inline-block;
}

.br61-rtb__list{
display: grid;
gap: 14px;
}

.br61-rtb__item{
display: block;
}

.br61-rtb__card{
background: var(–card);
border: 1px solid var(–border);
border-radius: 16px;
padding: 16px 18px;

/* Sem sombra externa (não há o que cortar) */
box-shadow: none;

/* Profundidade interna discreta */
background-image: linear-gradient(180deg, rgba(0,0,0,.02), transparent 45%);
box-shadow:
inset 0 1px 0 rgba(255,255,255,.90),
inset 0 -1px 0 rgba(0,0,0,.05);

border-bottom-color: rgba(0,0,0,.10);
}

.br61-rtb__year{
margin: 0 0 8px;
font-size: 18px;
font-weight: 700;
line-height: 1.2;
letter-spacing: .2px;
}

.br61-rtb__text{
margin: 0;
font-size: 15px;
line-height: 1.6;
color: var(–ink);
}

.br61-rtb__bullets{
margin: 10px 0 0 18px;
padding: 0;
display: grid;
gap: 6px;
font-size: 15px;
line-height: 1.6;
color: var(–ink);
}

.br61-rtb__bullets li::marker{
color: var(–br61-yellow);
}

Mudanças na tabela do Imposto de Renda

Além das alterações relacionadas à Reforma Tributária, também entraram em vigor, em 1º de janeiro de 2026, mudanças na tabela do Imposto de Renda. As novas regras isentam integralmente quem recebe até R$ 5 mil mensais e preveem redução gradual do imposto para rendas de até R$ 7.350.

Para compensar a perda de arrecadação, o governo aumentará a tributação sobre o que considera altas rendas, a partir de R$ 600 mil anuais. A alíquota será progressiva, partindo de 0% e chegando a 10% para rendimentos superiores a R$ 1,2 milhão por ano, incluindo dividendos.

Apesar do alívio para a população que recebe até R$ 5 mil, o advogado tributarista Marco Antônio Ruzene avalia que a medida gera preocupação quanto aos impactos na arrecadação pública e ao risco de desequilíbrio fiscal no curto prazo.

“O projeto implica uma renúncia fiscal e representa uma perda relevante de arrecadação. Diante do escalonamento proposto para a cobrança desses tributos, com início apenas em 2026 para os dividendos, parte da receita compensatória será adiada, o que pode gerar um desequilíbrio temporário. A compensação precisa ser suficiente no médio prazo, mas, no curto prazo, pode haver impacto na arrecadação”, afirma.

A partir de 2027, a proposta é conceder isenção do Imposto de Renda Pessoa Física anual, com base no ano-calendário de 2026, para contribuintes com rendimentos tributáveis de até R$ 60 mil. Aqueles com rendimentos entre R$ 60.000,01 e R$ 88.200 contarão com redução parcial do imposto, de forma decrescente conforme o aumento da renda. Confira as tabelas:

Tabela de isenção e redução do IR mensal

Ano-base: 2026

Rendimentos tributáveis mensais Redução do imposto
Até R$ 5 mil Até R$ 312,89, zerando o imposto
De R$ 5.000,01 a R$ 7.350 R$ 978,62 – (0,133145 × renda mensal), até zerar para quem ganha R$ 7.350
A partir de R$ 7.350,01 Sem redução

Fonte: Receita Federal

 

Tabela mensal do Imposto de Renda

Ano: 2026

Para rendas acima de R$ 7.350

Base de cálculo mensal Alíquota Dedução
Até R$ 2.428,80 Isento –
De R$ 2.428,81 a R$ 2.826,65 7,5% R$ 182,16
De R$ 2.826,66 a R$ 3.751,05 15% R$ 394,16
De R$ 3.751,06 a R$ 4.664,68 22,5% R$ 675,49
Acima de R$ 4.664,68 27,5% R$ 908,73

Fonte: Receita Federal

 

Tabela anual de isenção e redução do IR

Declaração: 2027

Ano-calendário: 2026

Rendimentos tributáveis anuais Redução do imposto
Até R$ 60 mil Até R$ 2.694,15, zerando o imposto
De R$ 60.000,01 a R$ 88.200 R$ 8.429,73 – (0,095575 × renda anual), até zerar para quem ganha R$ 88.200
A partir de R$ 88.200,01 Sem redução

Fonte: Receita Federal

 

Tabela anual do Imposto de Renda

Ano: 2026

Base de cálculo anual Alíquota Dedução
Até R$ 28.467,20 Isento –
De R$ 28.467,21 a R$ 33.919,80 7,5% R$ 2.135,04
De R$ 33.919,81 a R$ 45.012,60 15% R$ 4.679,03
De R$ 45.012,61 a R$ 55.976,16 22,5% R$ 8.054,97
Acima de R$ 55.976,16 27,5% R$ 10.853,78

Fonte: Receita Federal

As novas regras já valem para os salários pagos desde janeiro, com impacto percebido a partir dos pagamentos realizados em fevereiro. As mudanças serão refletidas na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2027, que considera os rendimentos obtidos ao longo de 2026.
 

Pixel Brasil 61

O Divergente janeiro 25, 2026
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Print
Artigo anterior Nova aposta do carnaval: Luiz Caldas lança “Piscadinha” Nova aposta do carnaval: Luiz Caldas lança “Piscadinha”
Próximo artigo Desastres nos municípios: prejuízos por chuvas de verão já somam R$ 447 milhões Desastres nos municípios: prejuízos por chuvas de verão já somam R$ 447 milhões

Publicidade

Política

Fim da escala 6×1 em debate no Congresso acende alerta no setor produtivo; deputado da BA vê possibilidade de “meio-termo”
Fim da escala 6×1 em debate no Congresso acende alerta no setor produtivo; deputado da BA vê possibilidade de “meio-termo”
Deputado do ES critica foco no fim da escala 6×1 e defende aumento da renda dos trabalhadores
Deputado do ES critica foco no fim da escala 6×1 e defende aumento da renda dos trabalhadores
Semana no Congresso começa com indefinição no plenário e protagonismo de comissões
Semana no Congresso começa com indefinição no plenário e protagonismo de comissões
Governo prorroga exigência de acordo coletivo para trabalho em feriados
Governo prorroga exigência de acordo coletivo para trabalho em feriados
Lei antifacção é aprovada no Congresso e vai à sanção presidencial
Lei antifacção é aprovada no Congresso e vai à sanção presidencial

Recentes

Dia da Mulher: Mariana Lewis brilha nos palcos de Londres e reforça o poder feminino no cenário internacional
Dia da Mulher: Mariana Lewis brilha nos palcos de Londres e reforça o poder feminino no cenário internacional
Prêmio Nacional de Inovação anuncia finalistas da 9ª edição
Prêmio Nacional de Inovação anuncia finalistas da 9ª edição
SGB publica novos mapas geológicos de Rondônia
SGB publica novos mapas geológicos de Rondônia
Guerra no Oriente Médio pressiona combustíveis: diesel sobe R$ 0,20 e gasolina aumenta R$ 0,03
Guerra no Oriente Médio pressiona combustíveis: diesel sobe R$ 0,20 e gasolina aumenta R$ 0,03
Ava Della Pietra: A nova voz do pop independente
Ava Della Pietra: A nova voz do pop independente

© 2016 O Divergente - Notícias entretenimento e atualidades do Brasil e do Mundo- Todos os direitos reservados

  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Expediente

Removido da lista de leitura

Desfazer
Bem vindo de volta!

Entre na sua conta

Perdeu sua senha?