Previsão do Tempo para a Região Norte: Chuvas e Instabilidade
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o sábado (27) será um dia de instabilidade em boa parte da Região Norte. As áreas mais ao norte da região, como Manaus, Boa Vista, Macapá e Belém, devem enfrentar muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas ao longo do dia.
Em Manaus, a temperatura varia entre 25°C e 33°C, enquanto em Boa Vista, a mínima é de 26°C e a máxima de 33°C. Já em Belém, a temperatura oscila entre 25°C e 34°C, e em Macapá, a temperatura registra mínima de 24°C e máxima de 33°C.
No Acre e em Rondônia, o tempo permanece com muitas nuvens. Em Rio Branco, as temperaturas variam entre 17°C e 30°C, enquanto em Porto Velho, a temperatura registra mínima de 22°C e máxima de 34°C.
- Publicidade -
No Tocantins, o cenário é de muitas nuvens e períodos de sol. Em Palmas, a temperatura varia entre 23°C e 33°C, com umidade mínima em torno de 30%.
É importante lembrar que a umidade relativa do ar varia entre 30% e 98% em toda a região, o que pode afetar a qualidade do ar e a saúde das pessoas.
5 Motivos para Acompanhar as Previsões do Tempo
- Agricultura: garantia de uma boa colheita;
- Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
- Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
- Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
- Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.
Importância das Observações Meteorológicas no INMET
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
É fundamental que as pessoas estejam atentas às previsões do tempo e às condições climáticas atuais, pois isso pode afetar a sua segurança e confort. Além disso, as previsões do tempo também são fundamentais para a agricultura, a pesca, a aeronáutica e o turismo.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
