A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio do Grupo de Proteção Animal – GPA/DEMA, em apuração à comunicação de crime de maus-tratos a animais, recebida na última segunda-feira (5), identificou e qualificou dois supostos autores que abandonaram uma cadela e seis filhotes, no Jardim Atlântico, em Goiânia, na tarde de domingo (4).
Foram apresentadas imagens do momento do abandono dos animais na rua, fato que configura crime de maus-tratos, já que o animal não pode se defender dos riscos resultantes do abandono. Através de diligências, foram identificados os autores, os quais prestaram declarações alegando que o tutor se mudou para um local onde não aceita animais e, por isso, precisou se desfazer da cadela e dos filhotes. O homem afirmou, ainda, que sabia que era errado, mas não sabia que era crime, tendo pedido a ajuda de um cunhado que o levou em seu veículo.
Ambos vão ser indiciados pelo crime de maus-tratos de animais, com pena de 2 a 5 anos de reclusão. Uma protetora resgatou os animais.
Ainda em Goiânia, na mesma semana, um tutor se mudou de sua residência, deixando no imóvel 03 cães e 02 gatos. Os animais não morreram porque foram alimentados pelos vizinhos por cima do muro, sendo que foram juntadas imagens que demonstraram que os animais estavam em visível estada de subnutrição, o que foi confirmado pela perícia.
O tutor confirmou que se mudou, mas disse que ia na casa em dias alternados alimentar os animais, o que foi contestado devido aos depoimentos dos vizinhos e das imagens e perícia, que comprovaram o abandono dos animais. O homem, como no primeiro caso, foi indiciado por crime de maus-tratos, responsabilizado junto ao Poder Judiciário, e ainda perdeu a guarda dos animais, de acordo com o Artigo 32, §1º-A, da Lei 9605/1998.
Recentemente, foi lançada a campanha DEZEMBRO VERDE contra abandono de animais, visando alertar a população a não abandonar seus animais, fato que cabe, inclusive, prisão em flagrante. Comunique à PCGO caso conheça um destes casos!
Fonte: PCGO