Ministério da Cultura (MinC) e Ministério da Educação (MEC) anunciaram, em Brasília, o edital Ciclos de Saberes de Mestras e Mestres das Culturas Tradicionais e Populares e das Artes durante a Reunião do Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A mesma solenidade trouxe a notícia do lançamento do Observatório de Políticas e Gestão de Cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES).
O encontro contou com a presença da Presidenta da Andifes, a Reitora Ana Beatriz de Oliveira (UFSC), da Diretora de Desenvolvimento Acadêmico do MEC, Lucía Pellanda, da Coordenadora-Geral de Extensão do MEC, Sandra Antunes, do Secretário de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba, da Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC) do MinC, Márcia Rollemberg, além do Diretor de Educação e Formação Artística da Sefli, Rafael Maximiniano, e do Pró-Reitor de Cultura da UFC, Sandro Gouveia.
- Publicidade -
Edital
O edital representa uma chamada pública para seleção de projetos de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que visam implementar o Programa Ciclos de Saberes e Conhecimentos Tradicionais e Populares com Mestras e Mestres das Culturas Tradicionais e Populares e das Artes. A proposta busca aproximar universidades, escolas públicas e comunidades detentoras de saberes tradicionais, promovendo circulação, valorização e transmissão desses conhecimentos, ao mesmo tempo em que reconhece Mestras e Mestres como sujeitos de saber e agentes de formação.
O documento é coordenado pelo MinC, em articulação com a Sefli e a SCDC, e pelo MEC, com a Secretaria de Educação Superior (Sesu). Assim, o edital integra política cultural, educação superior, básica e extensão universitária, criando um circuito de formação entre universidade, território e escola.
Ao reconhecer os Mestras e Mestres como detentores e transmissores de saberes, o edital propõe remuneração, reconhecimento do notório saber, inserção curricular e transmissão intergeracional. Essa abordagem tem potencial para fortalecer a diversidade cultural brasileira e fomentar uma relação mais horizontal entre o conhecimento acadêmico e os saberes tradicionais.
Os objetivos principais são: promover, difundir e valorizar os saberes e fazeres das culturas populares brasileiras; articular esses saberes ao ensino, à pesquisa e à extensão nas IFES; promover sua transmissão nos territórios e nas escolas públicas; fortalecer o diálogo entre universidades, comunidades e instituições de educação básica; e ampliar o reconhecimento das Mestras e Mestres como detentores de conhecimentos e agentes de formação.
Observatório
O Observatório de Políticas e Gestão de Cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) nasce de uma parceria entre a Sefli e a Sesu/MEC com o Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (Forcult). O objetivo central é produzir indicadores, dados e evidências que qualifiquem as políticas culturais nas universidades e demais instituições públicas de ensino superior.
Entre as metas estabelecidas estão a produção de pesquisas sobre políticas e planos de cultura, bem como o mapeamento de grupos artísticos, espaços, equipamentos culturais e cursos de formação em arte e cultura nessas instituições. Essa iniciativa visa fornecer subsídios concretos para a tomada de decisões e a melhoria contínua das práticas culturais nas universidades.
Em síntese, o lançamento do edital e a criação do observatório sinalizam um compromisso institucional de reconhecer e integrar saberes tradicionais ao tecido acadêmico, ao mesmo tempo em que se busca monitorar e aprimorar a gestão cultural nas universidades brasileiras. Tal iniciativa pode servir de modelo para outras regiões e setores, contribuindo para a preservação e valoriz
