O concurso retorna ao presencial três anos após o último evento, por conta de um hiato motivado pela pandemia de Covid-19. Por isso, Karen recebeu a coroa das mãos da paraguaia Dahiana Peña, vencedora de 2019. A sede das três primeiras edições foi em Valência, também na Espanha.
Ficou em segundo lugar a Miss Venezuela, Danyira Padilla, que venceu a etapa de Melhor Talento. Em terceiro, a Miss Ilha de Margarita, a também venezuelana Isabella Astor, que levou o prêmio de Best Model. A chilena Sofia Paz ficou com os prêmios especiais de Melhor traje típico e Miss Fotogenia.
“O Miss Teen Model Universo é um concurso que quer uma jovem, entre 14 e 19 anos, que tenha um desfile mais parecido com o de uma modelo fashion. Mesmo assim, não deixa de procurar por uma moça engajada, consciente e que seja uma voz poderosa de sua geração“, detalha o consultor de misses Paulo Filho, que planejou e executou a preparação de Karen.
O especialista explica ainda que, por ter uma pegada mais fashion, o concurso tem algumas particularidades. Entre elas está uma etapa do desfile Fashion Show, onde Karen usou um traje confeccionado pelo estilista Adriano Moran; e a apresentação de um book fotográfico para ser apresentado para agências internacionais, onde as fotos da Miss Brasil foram assinadas pelo professor de fotografia Brasilio Wille. O guarda-roupa da jovem para o confinamento é assinado pelo estilista Samuel Teixeira, dono da grife Samteshy.