A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR), deflagrou, nesta terça (24), a Operação denominada Liderança, a qual investiga uma associação criminosa voltada para lavagem de dinheiro e adulteração, falsificação e armazenamento de agrotóxicos falsificados, sendo cumpridas ordens judiciais nos estados de Goiás (Goiânia, Hidrolândia, Nerópolis, Abadia de Goiás, Turvânia, Itumbiara e Abadiânia), São Paulo (Salto, Americana, Franca e Indaiatuba), Bahia (Valente), Paraná (Cascavel) e Mato Grosso (Cocalinho).
Após meses de investigação da possível associação criminosa em questão, foram cumpridos 06 mandados de prisão temporária e 27 de busca e apreensão em Goiás e nos outros quatro estados da federação, oportunidade que foi reafirmada a atuação do grupo criminoso, o qual, por interposto líder e por meio de outros investigados, constituíam empresas fictícias para o cometimento de crimes.
Nesse propósito, foi identificado que o líder da referida associação, que se apresenta como grande agropecuarista goiano, mediante a utilização de terceiros por intermédio de seus associados, constituíam empresas fictícias em nome de “laranjas” para o transporte, armazenamento e comercialização de agrotóxicos adulterados, além de também ser identificada a possibilidade lavagem do dinheiro oriundo da prática desses crimes.
Do exposto e colhido durante o cumprimento dos mandados judiciais em questão, além de identificar a prática de atividades criminosas compostas por pelo menos 30 pessoas, também foi apreendido valores em espécie e uma arma de fogo, sendo possível colacionar elementos de informação para a futura ação penal em face dos investigados e a devida individualização das condutas.
Por fim, a Delegacia de Repressão a Crimes Rurais prossegue com o propósito de identificar além de outros indivíduos identificados com o grupo criminoso, também a possível prática de outros crimes, o que será aclarado com a conclusão das investigações, estando, desde então todos os presos à disposição do Poder Judiciário.
A operação policial fora deflagrada com participação dos Pontos Focais Rurais de Aparecida de Goiânia, Itumbiara, Goiás, Anápolis e Trindade. Além disso, prestaram apoio as Delegacias de Homicídios, DEIC, DENARC, DERFRVA e o CORE/GT3.
Fonte: PCGO