Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
O DivergenteO Divergente
  • Mundo
    • Cotidiano
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Entretenimento
    • Pessoas
    • Música
    • Cinema
    • Gastronomia
    • Séries
    • Cultura
    • Internet
    • Moda
    • Televisão
  • Artigos
Lendo: Ciclone extratropical provoca morte de oito pessoas no RS
Compartilhar
A|a
A|a
O DivergenteO Divergente
  • Pessoas
  • Cinema
  • Cultura
  • Internet
  • Moda
  • Música
  • Séries
  • Televisão
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Expediente
Siga-nos
Cotidiano

Ciclone extratropical provoca morte de oito pessoas no RS

Last updated: 2023/06/18 at 9:26 AM
O Divergente Published junho 18, 2023
Compartilhar
COMPARTILHAR

Oito pessoas morreram e 19 permanecem desaparecidas no Rio Grande do Sul após temporais provocados pelo ciclone extratropical que atinge o estado ndesde quinta-feira (15). Mais de 2.330 pessoas estão desabrigadas. As informações foram divulgadas pelo o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, em entrevista coletiva neste sábado.

Segundo Leite, entre as vítimas fatais está um bebê de quatro meses, que estava em uma área alagada e não conseguiu ser retirado a tempo para tratar de problema de saúde anterior às chuvas.

- Publicidade -

A Defesa Civil do estado emitiu alerta para a chuva intensa e ventos fortes nas regiões da Serra, Litoral Norte e Metropolitana de Porto Alegre neste fim de semana. Leite ressaltou a importância de moradores do estado em fazer o cadastro para receberem os alertas por SMS. Basta enviar mensagem de texto para 40199, com o CEP do morador.

De acordo com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, as cidades afetadas atuam em conjunto com governo local e federal para agilizar a elaboração de planos de trabalho. O documento é um pré-requisito para liberação de recursos federais. Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.

“Nós costumamos, quando trabalhamos conjuntamente com estados, município e União, reconhecer e aprovar sumariamente [os planos de trabalho] porque evita diligências. Fez um plano de reconstrução de uma ponte e quando entra no sistema, a gente aprova em até 48 horas já está disponibilizando o recurso para o município tocar as atividades”, afirmou Góes. As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada.

No início da tarde, os ministros Waldez Góes, e da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, sobrevoaram neste sábado (17) cidades do Rio Grande do Sul.

“Visitamos o município de Caraá, onde muitas famílias foram atingidas pelo ciclone e chuvas dos últimos dias. Presidente Lula nos deu a missão de apoiarmos as regiões afetadas com os recursos necessários para amparar quem perdeu bens e abrigo nesse momento difícil. Estamos juntos!”, publicou Pimenta em sua conta no Twitter.

Santa Catarina

A comitiva ministerial também visitou áreas atingidas pelo ciclone em Santa Catarina. O estado foi atingido com menor intensidade, mas registrou rajadas de vento entre 50 e 70 km/h.

Segundo a Defesa Civil do estado, 21 cidades registraram ocorrências, sem danos consideráveis. Somente o município de Praia Grande decretou situação de emergência.

*Matéria atualizada às 17h50 de hoje (17/06)

Edição: Maria Claudia

Fonte: EBC

O Divergente junho 18, 2023
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Print
Artigo anterior MINÉRIO DE FERRO: Exportações atingem 17,67 milhões t em abril
Próximo artigo Rafa Pedra canta um amor livre no single “A Noite é Uma Criança” Rafa Pedra canta um amor livre no single “A Noite é Uma Criança”
Deixe um comentário Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Política

BTG/Nexus: Lula lidera no Nordeste e Sudeste, enquanto outros cinco candidatos testados têm vantagem nas demais regiões, no 2° turno
BTG/Nexus: Lula lidera no Nordeste e Sudeste, enquanto outros cinco candidatos testados têm vantagem nas demais regiões, no 2° turno
Cidades pequenas têm maior participação partidário-eleitoral no Brasil
Cidades pequenas têm maior participação partidário-eleitoral no Brasil
TSE aprova envio de Forças Armadas para garantir eleições de 2026
TSE aprova envio de Forças Armadas para garantir eleições de 2026
Meta apresenta plano de conformidade para Eleições 2026
Meta apresenta plano de conformidade para Eleições 2026
Senado aprova novo marco para Seguro Rural (quinta-feira, 3)
Senado aprova novo marco para Seguro Rural (quinta-feira, 3)

Recentes

Café hoje: arábica recua 1,56% nesta sexta-feira (18)
Café hoje: arábica recua 1,56% nesta sexta-feira (18)
SOJA E TRIGO: confira cotações para esta sexta-feira (16)
SOJA E TRIGO: confira cotações para esta sexta-feira (16)
Preços de carne e frango sofrem variações no mercado paulista
Preços de carne e frango sofrem variações no mercado paulista
Bolsa Família: NIS final 2 recebe benefício nesta sexta-feira (18)
Bolsa Família: NIS final 2 recebe benefício nesta sexta-feira (18)
TCU aponta déficit de R9 bilhões no PLDO 2027
TCU aponta déficit de R$409 bilhões no PLDO 2027

© 2016 O Divergente - Notícias entretenimento e atualidades do Brasil e do Mundo- Todos os direitos reservados

  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Expediente

Removido da lista de leitura

Desfazer
Bem vindo de volta!

Entre na sua conta

Perdeu sua senha?