Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
O DivergenteO Divergente
  • Mundo
    • Cotidiano
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Entretenimento
    • Pessoas
    • Música
    • Cinema
    • Gastronomia
    • Séries
    • Cultura
    • Internet
    • Moda
    • Televisão
  • Artigos
Lendo: Há 40 anos era lançada a primeira edição de Brasil Mineral
Compartilhar
A|a
A|a
O DivergenteO Divergente
  • Pessoas
  • Cinema
  • Cultura
  • Internet
  • Moda
  • Música
  • Séries
  • Televisão
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Expediente
Siga-nos
Cotidiano

Há 40 anos era lançada a primeira edição de Brasil Mineral

Last updated: 2023/12/14 at 11:17 AM
O Divergente Published dezembro 14, 2023
Compartilhar
COMPARTILHAR

Era novembro de 1983. O mundo estava às voltas com o enfrentamento da segunda crise do petróleo, detonada em 1979, por conta da revolução iraniana, quando os aiatolás derrubaram do poder o Xá Rehza Pahlevi e implantaram a república dos Aiatolás, que se mantém até hoje. Na época, o preço do barril do “ouro negro” chegou a 39 dólares (ao dólar da época).

O Brasil, então, continuava altamente dependente das importações de petróleo para suprir as suas necessidades de energia. Para o abastecimento da frota veicular, buscou-se a alternativa do etanol, dando origem ao Pró-álcool. E para a suprir a indústria, recorreu-se ao carvão energético, criando-se o Pró-Carvão, que visava intensificar a exploração das reservas de carvão energético de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e, em muito menor escala, Paraná. Também se começou a pensar na exploração de turfa e na produção de óleo a partir do xisto, do qual o estado do Paraná tem importantes reservas.

Inicialmente, o Pro-Carvão, visava elevar a produção nacional para 27 milhões de toneladas/ano a partir de 1985, o que exigia grandes investimentos. Ao mesmo tempo, procurou-se ampliar o uso do carvão em substituição ao óleo combustível em algumas indústrias, principalmente a cimenteira. Mas o uso do carvão energético nacional pela indústria esbarrava numa dificuldade: o seu elevado teor de cinzas, que chegava a 35%. As metas de produção do Pró-Carvão, então, foram reduzidas para 17 milhões t/ano, depois para 13 milhões t/ano e, finalmente, para 9 milhões t/ano. E o boom que era esperado para a indústria nacional do carvão mineral não aconteceu.

- Publicidade -

A mineração brasileira, vivia basicamente do minério de ferro, do ouro (o Brasil chegou a ser o maior produtor do metal na América Latina) do alumínio e do carvão. O minério de ferro, cuja produção era liderada pela então CVRD (Companhia Vale do Rio Doce), além de suprir as siderúrgicas nacionais, todas controladas pelo Estado, sob o guarda-chuva da Siderbrás, era também exportado, principalmente para o Japão, Europa e em menor escala para os EUA. Além da Vale, atuavam na produção a Caemi, capitaneada pelo grupo Azevedo Antunes, a alemã Ferteco, a belga Samitri (grupo Arbed), a norte-americana Samarco (grupo Utah), além de grupos menores nacionais.

A produção de ouro era concentrada na Mineração Morro Velho, do grupo Anglo American e nos garimpos espalhados pela Amazônia. Nessa década entraram outros produtores do metal, como a então Rio Paracatu Mineração (RPM), que era controlada pela Rio Tinto e que atualmente se denomina Kinross. No final da década, entrou em produção a Mineração Serra Grande, em Crixás, que era controlada pela Mineração Morro Velho, em parceria com a Inco.

No carvão havia, além da CSN, vários grupos privados locais de Santa Catarina e a estatal CRM – Cia. Riograndense de Mineração no Rio Grande do Sul, que dividia poderio com a Copelmi, de capital privado.

Esse era o contexto em que foi lançada a Brasil Mineral, que completa 40 anos em 2023. A Edição número 1 trazia sobre o Procarvão, a exploração do xisto, a superação de metas pela Petrobrás, a iniciativas da Nuclebrás para exportar urânio, um debate sobre a tecnologia nacional, o uso do computador, o projeto Titânio, da Vale, e várias outras matérias interessantes. Confira em www.brasilmineral.com.br/revista/1.

Fonte: Brasil61

O Divergente dezembro 14, 2023
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Print
Artigo anterior Febre aftosa: mais sete estados terão a vacina suspensa em 2024
Próximo artigo Bolsa Família: pagamentos continuam nesta quinta-feira (14)
Deixe um comentário Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Política

PEC da Segurança Pública aprovada no Senado sem oposição (terça-feira (3))
PEC da Segurança Pública aprovada no Senado sem oposição (terça-feira (3))
Senado Federal passa a contar com a maior bancada do PL em 2027
Senado Federal passa a contar com a maior bancada do PL em 2027
Voto distrital misto em pauta na reunião entre CACB e CNM (28)
Voto distrital misto em pauta na reunião entre CACB e CNM (28)
Câmara dos Deputados discute adoção do voto distrital misto nas eleições
Câmara dos Deputados discute adoção do voto distrital misto nas eleições
Lula conquista mais de 10 milhões de votos no segundo turno das eleições de 2026
Lula conquista mais de 10 milhões de votos no segundo turno das eleições de 2026

Recentes

Previsão do tempo para quinta-feira (5) traz instabilidades na Região Sul
Previsão do tempo para quinta-feira (5) traz instabilidades na Região Sul
Previsão do tempo para quinta-feira (5): chuva e trovoadas em Goiás e região
Previsão do tempo para quinta-feira (5): chuva e trovoadas em Goiás e região
Previsão de Tempo: Quinta-feira (5) traz pancadas de chuva e alerta de tempestade em São Paulo
Previsão de Tempo: Quinta-feira (5) traz pancadas de chuva e alerta de tempestade em São Paulo
O TEMPO E A TEMPERATURA: previsão de pancadas de chuva em áreas do Sudeste nesta quinta-feira (5)
Previsão do tempo para quinta-feira (5): chuvas isoladas e temperaturas elevadas na região Norte
Previsão do tempo para quinta-feira (5): chuvas isoladas e temperaturas elevadas na região Norte

© 2016 O Divergente - Notícias entretenimento e atualidades do Brasil e do Mundo- Todos os direitos reservados

  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Expediente

Removido da lista de leitura

Desfazer
Bem vindo de volta!

Entre na sua conta

Perdeu sua senha?