Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
O DivergenteO Divergente
  • Mundo
    • Cotidiano
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Entretenimento
    • Pessoas
    • Música
    • Cinema
    • Gastronomia
    • Séries
    • Cultura
    • Internet
    • Moda
    • Televisão
  • Artigos
Lendo: SP: Unidades de saúde do estado continuam mobilizadas para vacinação contra a gripe
Compartilhar
A|a
A|a
O DivergenteO Divergente
  • Pessoas
  • Cinema
  • Cultura
  • Internet
  • Moda
  • Música
  • Séries
  • Televisão
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Expediente
Siga-nos
Saúde

SP: Unidades de saúde do estado continuam mobilizadas para vacinação contra a gripe

Last updated: 2024/07/02 at 6:51 PM
O Divergente Published julho 2, 2024
Compartilhar
COMPARTILHAR

Unidades de saúde do SUS continuam campanha de vacinação contra a gripe em todo o estado de São Paulo. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina salva vidas e previne milhões de casos graves e óbitos pela infecção causada pelo vírus da influenza.

Iniciada em março, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe já contabiliza mais de 8,9 milhões de doses aplicadas nas unidades de saúde do estado de São Paulo. Até o momento, 43% do grupo prioritário da ação – composto por 18 milhões de pessoas – receberam a dose da vacina no estado. Os dados são do painel de imunizações do Ministério da Saúde.

A meta das autoridades de saúde é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários — como gestantes, idosos, crianças e povos indígenas. Mas, por conta da disponibilidade de doses, o Ministério autorizou, no começo de maio, a ampliação da imunização para todas as pessoas acima dos seis meses de idade.

- Publicidade -

Segundo o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti, a medida busca garantir uma maior cobertura vacinal e, consequentemente, uma redução nas complicações e internações causadas pela gripe.

“Então, se há disponibilidade da vacina e o vírus da influenza – da gripe – está circulando, nós devemos ampliar o acesso das pessoas para que elas se vacinem, diminuam seu risco de adoecimento de formas graves da doença e diminuam a circulação do vírus na comunidade.”

A doutora Melissa Palmieri, médica da Coordenadoria da Vigilância em Saúde de São Paulo, explica que a vacina é capaz de proteger contra os três tipos do vírus da influenza que estão em circulação no Brasil atualmente: o A H1N1, o A H322 e o influenza B. Segundo ela, a vacina é segura e eficaz.

“Sabemos que a vacina de gripe é uma vacina de vírus inativado. Então, não tem capacidade alguma de ocasionar a doença. E é uma vacina extremamente segura e extremamente importante, inclusive, porque a gente sabe que tem um percentual da população que tem deficiência do sistema de defesa, é imunossuprimido, está fazendo tratamento para câncer, usando um remédio que vai reduzir a defesa dele. Então, principalmente nesses grupos, a vacina tem que ser feita [aplicada].”

O painel do Ministério da Saúde mostra que a cobertura vacinal do grupo prioritário é de 44% na cidade de São Paulo.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde da capital paulista informou que “o imunizante está disponível nas 471 Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, e de segunda a sábado nas unidades de Assistência Médica Ambulatorial, no mesmo horário”.

Fazem parte do grupo prioritário crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, e pessoas com deficiência permanente.

O público-alvo também é composto por professores, trabalhadores de saúde, profissionais das forças de segurança, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, entre 12 e 21 anos.

Faça parte do Movimento Nacional Pela Vacinação e diga sim para a vacina contra a gripe. Procure uma Unidade Básica de Saúde com a Caderneta de Vacinação ou documento com foto.

Para mais informações, acesse: www.gov.br/vacinacao.

VSR: Fiocruz alerta para o aumento nas internações por infecções respiratórias

Casos de SRAG registram aumento contínuo no Brasil; alerta Fiocruz

Brasil registra sinalização de queda no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Fonte: Brasil61

O Divergente julho 2, 2024
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Print
Artigo anterior SP: Unidades de saúde do estado continuam mobilizadas para vacinação contra a gripe
Próximo artigo Rio Grande do Sul intensifica a vacinação contra a gripe nos abrigos temporários
Deixe um comentário Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Política

Eleições 2026: TSE abre período de convenções partidárias
Eleições 2026: TSE abre período de convenções partidárias
Congresso Nacional entra em recesso parlamentar de meio de ano
Congresso Nacional entra em recesso parlamentar de meio de ano
Relator do PL dos MEIs apresenta a ministro reajuste para demais faixas do Simples Nacional
Relator do PL dos MEIs apresenta a ministro reajuste para demais faixas do Simples Nacional
Senado fixa limite de 5% para retenção de repasses do FPE e FPM
Senado fixa limite de 5% para retenção de repasses do FPE e FPM
Senado aprova MP do frete sem o piso salarial de R$ 5 mil; veja o que vale
Senado aprova MP do frete sem o piso salarial de R$ 5 mil; veja o que vale

Recentes

Clara Sverner celebra 90 anos com álbum “Scriabin: Preludes & Poems” e recital no rio
Clara Sverner celebra 90 anos com álbum “Scriabin: Preludes & Poems” e recital no rio
Raphaela Santos lança “Chama no Bregão 2” com participações especiais
Raphaela Santos lança “Chama no Bregão 2” com participações especiais
Um Tributo ao Pai: “Champagne” Chega aos Cinemas Brasileiros
Um Tributo ao Pai: “Champagne” Chega aos Cinemas Brasileiros
Novas Gerações, Músicas Eternas: Som de Faculdade participa de medley com Sorriso Maroto
Novas Gerações, Músicas Eternas: Som de Faculdade participa de medley com Sorriso Maroto
Vicente Nery lança “Tortura de Amor” com Zé Vaqueiro e fortalece sucesso do Projeto “Cabaré do VN”
Vicente Nery lança “Tortura de Amor” com Zé Vaqueiro e fortalece sucesso do Projeto “Cabaré do VN”

© 2016 O Divergente - Notícias entretenimento e atualidades do Brasil e do Mundo- Todos os direitos reservados

  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Expediente

Removido da lista de leitura

Desfazer
Bem vindo de volta!

Entre na sua conta

Perdeu sua senha?