Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
O DivergenteO Divergente
  • Mundo
    • Cotidiano
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Entretenimento
    • Pessoas
    • Música
    • Cinema
    • Gastronomia
    • Séries
    • Cultura
    • Internet
    • Moda
    • Televisão
  • Artigos
Lendo: Conselho discute regulamentação de IA e redes sociais nas eleições
Compartilhar
A|a
A|a
O DivergenteO Divergente
  • Pessoas
  • Cinema
  • Cultura
  • Internet
  • Moda
  • Música
  • Séries
  • Televisão
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Expediente
Siga-nos
Cotidiano

Conselho discute regulamentação de IA e redes sociais nas eleições

Last updated: 2024/08/06 at 5:14 PM
O Divergente Published agosto 6, 2024
Compartilhar
COMPARTILHAR

Membros do Conselho de Comunicação Social (CCS), especialistas em direito e em comunicação estão preocupados com o uso de tecnologias digitais durante a campanha eleitoral para prefeito e vereador deste ano, conforme se manifestaram durante audiência pública do Conselho de Comunicação Social, ocorrida na manhã desta segunda-feira (5) no Senado.

A partir do dia 16 de agosto, os candidatos poderão fazer propaganda eleitoral inclusive na internet, segundo o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O pleito ocorre em outubro, sem que o Brasil tenha leis aprovadas pelo Congresso Nacional que disciplinem especificamente o funcionamento das redes sociais e regulamente o uso da inteligência artificial (IA).

- Publicidade -

“São plataformas de acesso ao conhecimento que têm capacidade de fazer indução de uma visão de mundo”, lembra a doutora em Direito Administrativo Marilda Silveira, professora do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

“A eleição municipal sempre é um laboratório para eleições gerais que serão realizadas 2 anos depois”, lembra a advogada Ângela Ginachi, conselheira do CCS.

“No contexto eleitoral, essas tecnologias têm o potencial de ampliar o alcance da informação e promover um valioso debate amplo e inclusivo. Contudo, também podem ser usadas para disseminar desinformação, manipular opiniões, manipular a integridade do processo democrático. Vimos exemplos ao redor do mundo de como essas ferramentas podem ser utilizadas de maneira prejudicial”, alerta Fabrício da Mota Alves, representante do Senado Federal no Conselho Consultivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel),

Leis abrangentes

Na audiência, foi apontada a necessidade de a Câmara dos Deputados e o Senado aprovarem uma legislação abrangente para o uso de recursos digitais. “Não me parece o melhor cenário aprovar uma regulamentação geral que não considere o processo eleitoral como parte desse mundo em que a gente vive”, ressalta a professora do IDP Marilda Silveira.

Na ausência de leis aprovadas pelo legislativo, o TSE modificou a resolução sobre propaganda eleitoral para proibir deepfakes, obrigar o aviso sobre o uso de inteligência artificial nas peças de campanha, restringir o emprego de robôs para intermediar contato com eleitores e responsabilizar as chamadas big techs quando não retirarem do ar imediatamente conteúdos com desinformação, discursos de ódio e conteúdo antidemocrático, racista e/ou homofóbico.

Para Samir Nobre, diretor-geral da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) e membro do CCS, há leis que podem enquadrar as plataformas digitais em diversas situações. “A legislação está posta. Entendemos que nós conseguimos avançar em relação às plataformas com os próprios instrumentos que nós temos hoje em nossas mãos”, avalia.

Marina Giancoli Pita, coordenadora de Liberdade de Expressão e Enfrentamento à Desinformação da Secretaria de Políticas Digitais da Presidência da República, concorda que é possível aplicar a legislação existente contra eventuais desvios e crimes cibernéticos. Ela, no entanto, defende que haja regulamentação para forçar as plataformas a demonstrarem “um esforço contínuo e suficiente” de garantir que o ambiente virtual seja íntegro.

Edição: Fernando Fraga

Fonte: EBC

O Divergente agosto 6, 2024
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Print
Artigo anterior Entidades cobram combate à violência política na eleição
Próximo artigo PREVISÃO DO TEMPO: quarta-feira (7) com fortes chuvas no Paraná PREVISÃO DO TEMPO: quarta-feira (7) com fortes chuvas no Paraná
Deixe um comentário Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Política

TSE aprova envio de Forças Armadas para garantir eleições de 2026
TSE aprova envio de Forças Armadas para garantir eleições de 2026
Meta apresenta plano de conformidade para Eleições 2026
Meta apresenta plano de conformidade para Eleições 2026
Senado aprova novo marco para Seguro Rural (quinta-feira, 3)
Senado aprova novo marco para Seguro Rural (quinta-feira, 3)
Cenários opostos: Lula lidera Nordeste enquanto Bolsonaro domina Sul nas pesquisas para 2026
Cenários opostos: Lula lidera Nordeste enquanto Bolsonaro domina Sul nas pesquisas para 2026
Manifestações de direita e esquerda marcam 7 de Setembro em todo Brasil (7 de Setembro)
Manifestações de direita e esquerda marcam 7 de Setembro em todo Brasil (7 de Setembro)

Recentes

Eliane Salek celebra Elis Regina e Elizeth Cardoso no Centro da Música Carioca
Eliane Salek celebra Elis Regina e Elizeth Cardoso no Centro da Música Carioca
Ministério da Saúde instala base de emergência em Rio de Janeiro (quarta-feira (9))
Ministério da Saúde instala base de emergência em Rio de Janeiro (quarta-feira (9))
Que calor! Bombeira e comentarista Lu Gatuza eleva a temperatura em dia de praia
Que calor! Bombeira e comentarista Lu Gatuza eleva a temperatura em dia de praia
Programa Rouanet Centro-Oeste atrai 1,2 mil inscrições culturais
Programa Rouanet Centro-Oeste atrai 1,2 mil inscrições culturais
Rouanet Centro-Oeste recebe 1.270 propostas para projetos culturais

© 2016 O Divergente - Notícias entretenimento e atualidades do Brasil e do Mundo- Todos os direitos reservados

  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Expediente

Removido da lista de leitura

Desfazer
Bem vindo de volta!

Entre na sua conta

Perdeu sua senha?